Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
16.5 C
Lisboa
More

    Libéria: Ex-presidente Charles Taylor vai cumprir pena no Reino Unido

    Ex-presidente liberiano Charles Taylor (Foto: VINCENT JANNINK/AFP)
    Ex-presidente liberiano Charles Taylor (Foto: VINCENT JANNINK/AFP)

    O ex-presidente liberiano Charles Taylor, condenado a 50 anos de prisão por crimes contra a humanidade, cumprirá a sua pena no Reino Unido.

    “Na sequência de um requerimento do presidente do Tribunal Especial para a Serra Leoa (TESL) endereçado ao Reino Unido, o ex-presidente Taylor vai agora ser transferidos para uma prisão na Grã-Bretanha para aí cumprir a sua pena”, explicou o secretário de Estado para a Justiça, Jeremy Wright, numa declaração escrita, no Parlamento.

    A Suécia e o Ruanda dispuseram-se também a acolher Charles Taylor no seu território depois da confirmação em recurso, a 26 de setembro, da sua condenação a 50 anos de prisão por crimes contra a humanidade cometidos durante a guerra civil na Serra Leoa (1991-2002).

    Esta sentença, emitida pelo Tribunal Especial para a Serra Leoa, representou o fim de um caso maratona que durava há mais de sete anos contra o antigo homem forte da África ocidental.

    “A condenação de Charles Taylor é uma viragem para a justiça internacional. Ela demonstra claramente que aqueles que cometeram atrocidades deverão disso prestar contas e não beneficiarão de qualquer impunidade, qualquer que seja o seu cargo”, recordou Jeremy Wright.

    Charles Taylor, de 65 anos, foi considerado culpado, em abril de 2012, de ter ajudado e encorajado uma campanha de terror para obter o controlo da Serra Leoa fornecendo armas, munições e outro apoio logístico à Frente Revolucionária Unida (RUF) em troca de diamantes.

    A guerra na Serra Leoa é uma das mais atrozes da história africana recente, com 120 mil mortos e milhares de civis mutilados. (jn.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola reafirma compromisso com Programa de Acção de Doha

    Angola reafirmou, esta segunda-feira, na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o seu compromisso com...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema