Segunda-feira, Abril 29, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Lewandowski rejeita ação movida por Luciano Hang contra deputado do PT

    O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou uma queixa-crime apresentada em 2019 pelo dono da Havan, o empresário Luciano Hang, contra o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). Na decisão, o ministro classificou o atual momento político brasileiro de “beligerante”.

    Em seu perfil no Twitter, Pimenta afirmou que Hang é a ilustração da “elite corrupta e hipócrita do Brasil” que “deve centenas de milhões [de reais] ao povo brasileiro”. O empresário afirmou que Pimenta praticou injúria qualificada por meio de grande difusão. O ministro entendeu que as declarações de Pimenta estão protegidas pela imunidade parlamentar.

    “Entendo que as declarações, em tese, publicadas pelo Deputado Federal em sua rede social, embora contundentes e até mesmo com acidez acentuada, traduzem verborragia que não justifica a subsunção da conduta de um congressista, eleito pelo voto popular, às elementares típicas dos delitos contra a honra”, disse Lewandowski.

    Na avaliação do ministro do STF, não seria cabível submeter o deputado federal “às duras consequências de responder a uma ação penal” justamente pelo exercício de sua liberdade de manifestação, pois atuou sob a égide da imunidade material.

    “Relembro, ainda, assim como qualquer direito, que a liberdade de opiniões e palavras no exercício de atividade parlamentar não é absoluta. Sempre que houver abuso, o Poder Judiciário deverá honrar a responsabilidade institucional que lhe cabe, protegendo os direitos individuais contra excessos, independentemente de provirem de representantes do povo, os quais têm o dever, pelo cargo que ocupam, de agir à altura de sua função, apontou.

    Para Lewandowski, eventuais excessos de linguagem ou tom cometidos pelo deputado devem ser analisados no âmbito do Congresso, e não do Judiciário.

    “No caso em exame, conquanto descortinem-se duras as expressões divulgadas, num contexto político, insisto, beligerante no país, entendo que o parlamentar, a rigor, apenas externou seu descontentamento com vídeo em que o querelante anunciava a compra de uma aeronave, quando então, por intermédio de sua página na supracitada rede social, decidiu contextualizar tal notícia com o cenário econômico do País. Aproveitou, também, para divulgar projeto de lei de sua autoria que buscaria, segundo afirma, tributar os mais ricos”, afirmou.

    Publicidade

    spot_img
    FonteExtra

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Aquisição de combustível reduz cerca de 21% no 1º trimestre

    O país adquiriu 1.230 mil 623 toneladas métricas (TM) de combustíveis líquidos para a comercialização, durante o primeiro trimestre...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema