Quarta-feira, Setembro 27, 2023
27.9 C
Lisboa
More

    Lei sobre Violência Doméstica resulta do compromisso do poder político – ministra da Justiça

    Luanda – A ministra da Justiça, Guilhermina Prata, afirmou hoje, quarta-feira, em Luanda, que a aprovação da Lei sobre a Violência Doméstica em Angola resulta do “compromisso do poder político” no país para com a resolução das questões sociais, principalmente envolvendo mulheres e crianças.

    Guilhermina Prata teceu esta opinião na mesa redonda sobre “a importância da coordenação de esforços no combate à violência doméstica”, uma organização do Fórum de Mulheres Jornalistas para Igualdade no Género.

    Segundo a ministra, a preocupação do Estado em relação à violência doméstica levou o Poder Político a apostar na criação progressiva de condições objectivas, para o estudo do fenómeno e a adopção de medidas capazes de contribuir para a erradicação deste mal.

    “A problemática da violência sobre a mulher, sobre a criança, e mesmo sobre os idosos tem sido objectivo de amplo debate a nível nacional nos últimos anos”, disse.

    De acordo com Guilhermina Prata, este fenómeno contraria os princípios básicos do estado de Direito que Angola pretende edificar, sobretudo o princípio do respeito pelos direitos humanos, pela dignidade e igualdade entre as pessoas.

    “Espera-se que, com as iniciativas legislativas em curso, o Estado possa obter, de forma prática, condições objectivas para intervir simultaneamente na repressão da violência sobre a mulher (através da Lei) e na prevenção do mesmo flagelo (através de planos de acção)”, disse.

    Para Guilhermina Prata, a problemática da violência sobre a mulher, sobre a criança e mesmo sobre os idosos tem sido objectivo de amplo debate a nível nacional nos últimos anos.

    Guilhermina Prata enalteceu a realização da mesa redonda e considerou que iniciativas do género devem ser incentivadas, na medida em que contribuirão para o desiderato proposto, ou seja o de criar uma sociedade baseada no respeito pela pessoa humana, mais solidária e sem violência.

    Participam deste acto jornalistas de órgãos de comunicação social privados e estatais, representantes de organizações de mulheres de algumas igrejas.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola recupera 36 peças de arte em leilão realizado em Portugal

    As peças, que faziam parte da colecção privada de artes do português Elísio Romariz dos Santos Silva, foram leiloadas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema