Adotada pelo governo ucraniano a lei da difamação para a imprensa levantou uma vaga de indignação entre os jornalistas.
Centenas de profissionais manifestaram-se frente à Assembleia parlamentar em Kiev apoiados por centenas de ativistas para protestarem contra o que chamam a lei da rolha.
A correspondente da euronews explica que o porta voz do parlamento prometeu uma resolução para anular os resultados dos votos e vai pedir para que a lei seja retirada. A oposição e a maior parte dos deputados prometem apoiar esta resolução, no entanto os jornalistas não acreditam e estão a organizar um outro protesto para amanhã, aqui frente ao parlamento”.
O texto aprovado dia 18 de setembro prevê uma multa de 8.500 euros para artigos considerados difamatórios e penas que podem ir até aos cinco anos de prisão.
Este deputado diz que é um embaraço para o primeiro ministro porque a maioria dos parlamentares votaram a favor da retirada deste documento. A única forma de obrigar a fazer isso é manter a pressão através de meios locais e internacionais”.
No poder desde fevereiro de 2010, o presidente Viktor Yanukovich é frequentemente acusado de fazer pressão sobre os média no país.
Fonte: EURONEWS