30 C
Loanda
Domingo, Novembro 3, 2024

Lançado projecto para construção de casas sociais nos municípios

PARTILHAR

 - portal de angolaUm projecto que visa a construção de 50 fogos habitacionais, das 200 casas previstas, em cada um dos seis municípios do interior da província de Benguela, foi lançado esta semana, no âmbito da política nacional de habitação.
Para concretização do projecto, que entra em execução a partir deste mês, foram assinados, nos municípios da Ganda, Caimbambo, Cubal, Chongoroi, Balombo e Bocoio os actos de consignação das empreitadas, pelo director provincial do Urbanismo e Habitação de Benguela, Zacarias Camuenho, e os empreiteiros. As obras em cada município estão orçadas em 169,7 milhões de kwanzas.
Na Ganda, o administrador municipal, Caetano Mateus Lopes, disse que o acto constitui uma grande valia para a localidade, uma vez que carecia de espaços para alojar quadros técnicos. Afirmou que a empreitada também abre uma possibilidade de garantir lotes de terrenos urbanizados, para distribuir a todas pessoas interessadas em construir uma habitação própria e condigna.
No município do Cubal, a construção de 50 das 200 habitações previstas, arranca em terrenos urbanizados nas mediações do campo de futebol. O administrador municipal, António Saraiva, pediu ao empreiteiro para cumprir os prazos estabelecidos e à população a fiscalização, controlo e o acompanhamento da empreitada.António Saraiva referiu que o Executivo a tem responsabilidades acrescidas com o povo, daí a necessidade do empreiteiro desdobrar esforços no sentido de, nos termos dos acordos assumidos, cumprir as suas atribuições para que faça a entrega das casas sociais à comunidade.
No município do Bocoio, o lançamento do projecto decorreu no bairro de Canjongui, periferia do município, onde foram preparados 25 hectares, em cerimónia presidida pela administradora Deolinda Valiangula. Na primeira fase, com a duração de seis meses, vão ser construídas 50 casas sociais. A construção das 200 casas em cada município da província de Benguela vai modernizar a vila e garantir bem-estar social aos munícipes. No Chongoroi, as 50 casas das 200 previstas começam a ser construídas a partir de hoje. A assinatura do acto de consignação da empreitada decorreu na urbanização de 25 hectares que já conta com todas as infra-estruturas.
O administrador municipal, Francisco Miguel, manifestou a sua satisfação pelo facto do município ter em breve as primeiras 50 casas sociais que vão mudar a imagem do Chongoroi.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Irão ameaça Israel com represálias

O líder supremo do Irão prometeu neste sábado (2) retaliar os ataques de Israel, que confirmou ter capturado, em...

Medvedev alerta EUA: evitem a Terceira Guerra Mundial

Dmitry Medvedev, uma autoridade sênior de segurança russa que foi presidente da Rússia de 2008 a 2012, alertou os...

A nova tática da Rússia de atacar civis com drones para gerar pânico na população

Certo dia, pouco antes do meio-dia, Serhiy Dobrovolsky, um comerciante de ferragens, voltou para casa em Kherson, no sul...

Quem são as estrelas que apoiam publicamente Donald Trump?

De lutadores profissionais a fãs de QAnon, há um grupo crescente de celebridades dispostas a apoiar Donald Trump nas...