A primeira pedra para a construção de 200 fogos habitacionais em quatro dos 14 municipios da província de Malanje foi lançada, terça-feira no municipio de Kangandala (28 quilómetros a sul da cidade de Malanje), pelo governador Boaventura Cardoso e pelo ministro do Urbanismo e Construção, Fernando da Fonseca.
A empreitada, que numa primeira fase vai beneficiar os municipios de Kangandala, Cacuso, Kalandula e Caculama, está inserida no Programa Nacional de Urbanismo e Habitação levado a cabo pelo executivo e prevê a construção, até 2013, de casas sociais em todos os municipios do país.
As residências de três quartos, incluso uma suite, cozinha e outros compartimentos serão construidas por uma empresa Chinesa, num prazo superior a quatro meses.
O governador provincial de Malanje, Boaventura Cardoso, disse que a construção das casas será um sucesso, pois o projecto contempla outras infra-estruturas, que vão dar melhor qualidade e bem estar à população.
Referiu que a implentação deste programa vai melhorar a vida da população e a imagem dos municípios, tendo em conta a aposta do chefe do executivo central que prima pela melhoria das condições de vida dos angolanos.
Apelou aos empresários a investir no sector imobiliário, tendo em conta os vários projectos existentes nesta área.
De acordo com o vice-governador provincial para o sector Técnico e Infra-estruturas, Conceição Cristóvão, para a efectivação do projecto, o executivo local elaborou tres modelos de residências, que variam por cada municipio, segundo a sua localização.
FONTE: Angop