Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    Kwanza Sul: Recomendada criação de grupos comunitários para protecção da criança

    (Foto: Angop)
    (Foto: Angop)

    A necessidade da criação de grupos comunitários para protecção e promoção dos direitos da criança consta das recomendações saídas do seminário provincial de formação e capacitação dos membros da rede de protecção e promoção dos direitos da criança, realizado nos últimos dois dias, na cidade do Sumbe , província do Kwanza Sul..

    Os participantes do seminário provincial de formação e capacitação dos membros da rede de protecção e promoção dos direitos da criança defendem o engajamento, coordenação e sustentabilidade das organizações, visando o  reforço e actuação das redes.

    Segundo o comunicado final que a Angop teve hoje acesso, há necessidade de aumentar os centros infantis, nomeadamente creches, jardins de infância e outros, para inserção de mais crianças no Sistema de Educação Pré – Escolar.

    Recomendaram igualmente a materialização de estudos visando a prevenção de gravidez e casamento precoces no meio urbano, periurbano e rural, tendo em vista que tais acções  impedem o desenvolvimento integral da criança.

    Congratularam-se com isenção de emolumentos dos serviços de registo às populações, em particular das crianças, em curso até 2016.

    Na ocasião, procedeu-se a eleição de membros da rede provincial de protecção e promoção dos direitos da criança, que ficou constituída por três organizações, nomeadamente, a Acção Angolana Ensino  de Adultos como coordenadora,  enquanto a  direcção provincial da Educação será a primeira coordenadora adjunta e a organiçação não governamental ASBC  a segunda coordenadora adjunta.

    Durante o evento, foram abordados temas como a lei nº 25/12 de Agosto sobre a protecção e desenvolvimento integral da criança, o papel do INAC na implementação dos 11 compromissos com a criança, os mecanismos de coordenação das acções de protecção e promoção dos direitos da criança.

    Participaram no evento representantes do INAC, da UNICEF, do MINARS, Conselho provincial da Juventude, Polícia Nacional, direcção provincial da Educação, ong autoridades tradicionais e religiosas. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e China exploram novas opções de alívio da dívida para os países em desenvolvimento

    Os Estados Unidos e a China estão a discutir novas medidas para evitar uma onda de incumprimentos soberanos nos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema