Quinta-feira, Maio 30, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    Kuando Kubango: Formadores em língua nacional Nganguela são capacitados

    Menongue (Foto: D.R.)
    Menongue (Foto: D.R.)

    Menongue- Trinta formadores dos nove municípios do Kuando Kubango participam desde esta segunda-feira, em Menongue, no seminário sobre a língua nacional Nganguela, destinado a ajudar os professores a desenvolverem, na criança, competências na sua língua materna.

    O seminário promovido pela direcção da educação no Kuando Kubango tem ainda como finalidade formar os professores para trabalharem de forma eficiente o curso Inovação no Ensino de Leitura (IEL), fornecer aos docentes as competências e o conhecimento necessários para o ensino eficaz da literacia na primeira classe.

    Ao intervir no acto de abertura do curso, o director provincial em exercício da educação, Sóstenes André Candeia, destacou o empenho e dedicação que a direcção da escola do Iº e IIº ciclo do ensino secundário nº 24, que acolhe acção formativa, tem demonstrado relativamente ao cumprimento de uma das importantes missões, a da formação de quadros com qualidade.

    Segundo o director, o sector da educação é a chave para resolver os problemas ligados a formação de quadros, pelo que os formadores devem aplicar-se cada vez na aplicação prática dos conhecimentos sobre a língua materna local às crianças nos respectivos municípios do Kuando Kubango.

    Durante o seminário de cinco dias os formadores vão abordar temas relacionados a metodologia do ensino, visão geral do curso Inovação no Ensino de Leitura, organização de uma sala de aulas, trabalho no canto de ensino (como obter frases chaves), prática de ensino de uma lição, usos do vocabulário base e dos formuladores de frases do professor e do aluno.

    Consta ainda a abordagem do ensino de uma leitura partilhada, ensino de ditado, letras maiúsculas, pontuação e tempos verbais, avaliação e os seus objectivos nas três fases.  (portalangop.co.ao) 

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A voz da África precisa de ser ouvida, afirmou o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

    O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, disse que o mundo está a mudar e que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema