O Kabuscorp do Palanca perdeu ontem a liderança do Girabola’2011, ao ser derrotado por 2-1 na deslocação ao reduto do Recreativo da Caála, no encerramento da disputa da vigésima jornada da competição.
A equipa de Bento Cangamba adiantou-se no marcador através de Abel Saviola, com um golo madrugador, aos oito minutos da contenda.Depois do tento, os comandados do russo Victor Bondarenko assumiram as despesas do jogo, obrigando os anfitriões a recuarem para evitar o segundo tento e apostarem nos contra-ataqaues.
Foi numa jogada destas que os caalenses chegaram à igualdade, através de Buba, aos 27 minutos. Depois, o jogo ficou mais equilibrado, com os visitantes a procurarem voltar a adiantar-se no marcador, mas os anfitriões, com a lição bem estudada, evitaram que as suas redes balançassem outra vez até ao intervalo.
No reatamento, o equilíbrio manteve-se com as duas equipas a procurarem o golo, mas os donos da casa foram mais felizes e conseguiram o golo da reviravolta, aos 32 minutos, através de Vidigal, “pensador” da equipa e principal esteio do meio campo do Recreativo da Caála. Daí até ao apito do juiz da partida, a equipa do Huambo conseguiu resguardar o seu último reduto, não permitindo veleidades aos avançados do Kabuscorp.
Com a derrota a equipa do bairro Palanca, da capital, que levou consigo a sua ruidosa claque, perde a liderança para o Petro de Luanda e desce para a terceira posição, apesar de somar o mesmo número de pontos que os tricolores e calulenses, nos postos imediatamente à frente. O Recreativo da Caála subiu um degrau na tabela, assumindo o quinto lugar. A jornada produziu dezassete golos, uma média de 2,4 por jogo, num fim-de-semana em que as equipas visitadas superiorizaram-se às forasteiras, com cinco vitórias caseiras e dois empates.
Fonte: Jornal de Angola