Sábado, Março 2, 2024
11.5 C
Lisboa
More

    Justiça dos EUA proíbe Trump devolver ao México imigrantes que pediram asilo

    AFP

    Uma corte americana bloqueou nesta segunda-feira a política do governo do presidente Donald Trump de devolver ao México imigrantes que solicitaram asilo enquanto os seus casos são analisados.

    “É proibido aos acusados continuar a implementar ou ampliar os ‘Protocolos de Protecção ao imigrante'”, escreveu na decisão o juiz federal Richard Seeborg, de San Francisco.

    A decisão, que entra em vigor na próxima sexta-feira em todo o país e pode ser apelada, encerra, pelo menos temporariamente, os “Protocolos de Protecção ao imigrante”, voltados para solicitantes de asilo não mexicanos que entrem por essa fronteira com os Estados Unidos.

    A política, baptizada como “Fique no México” (Remain in Mexico), visava impedir os grandes fluxos de imigrantes nas fronteiras, que atingiram os níveis mais altos numa década.

    O magistrado ordenou também que os 11 centro-americanos envolvidos na demanda, devolvidos ao México após solicitar asilo, entrem no país. Os demandantes – provenientes de El Salvador, Honduras e Guatemala – foram os primeiros devolvidos por esta política na fronteira de San Yisidro, na Califórnia, que fica ao lado da cidade mexicana de Tijuana.

    Por esta região chegou a maioria dos imigrantes nas caravanas provenientes da América Central, muito criticadas por Trump.

    A acção foi apresentada pela organização Innnovation Law Lab contra a secretaria de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, que pediu demissão no domingo, num momento em que o presidente dos Estados Unidos procura endurecer a política de imigração.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Líder da Junta Militar do Chade anuncia candidatura depois do assassinato do líder da oposição

    O líder da Junta Militar do Chade, Mahamat Idriss Deby Itno, anunciou neste sábado, 2, a sua candidatura às...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema