Terça-feira, Maio 21, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Julgamento de massacre de mais de 150 pessoas em Conacri começa dia 28

    O aguardado julgamento do massacre do estádio Conakry, em 2009, que marcou a história contemporânea da Guiné-Conacri, terá início em 28 de Setembro, anunciou hoje o ministro da Justiça, Alphonse Charles Wright.

    Em 28 de Setembro de 2009, as forças de segurança da Guiné-Conacri mataram pelo menos 157 pessoas e violaram 109 mulheres no estádio, onde milhares de opositores à candidatura presidencial do então líder da junta, Moussa Dadis Camara, estava reunidos, de acordo com uma comissão de inquérito das Nações Unidas.

    O julgamento irá “revisitar” a história do país e assegurar que todos saem dele “com uma nova visão da Guiné, onde a impunidade deixará de ter o seu lugar”, disse o ministro da Justiça, citado pela agência France-Presse, após uma reunião do comité diretor do julgamento.

    O julgamento, acrescentou, poderia permitir ao país avançar para o “processo de reconciliação que tem sido tão procurado”.

    A investigação judicial terminou em Dezembro de 2017, levando uma dúzia de arguidos a tribunal, incluindo Moussa Dadis Camara.

    Mas as vítimas e os seus familiares aguardavam por este julgamento com ansiedade, que foi repetidamente adiado apesar das garantias das autoridades lideradas pelo antigo Presidente Alpha Condé, que governou entre 2010 e 2021.

    Os activistas e defensores dos direitos humanos têm insistido na ida a julgamento dos arguidos, argumentando que isso seria um passo em frente contra a impunidade que afirmam ser a norma na Guiné-Conacri.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema