Sexta-feira, Abril 19, 2024
16.7 C
Lisboa
More

    Jovens criadores expõem as obras

    As invenções atraíram e impressionaram a maioria dos visitantes

    Mais de 60 jovens angolanos estão desde sábado na Praça da Independência a expor obras utilitárias com tecnologias de sua própria autoria, como forma de contribuírem para o desenvolvimento da ciência e tecnologia em Angola.
    A feira, que termina hoje, está enquadrada nas festividades do Dia do Inventor Africano, que se assinala hoje. O secretário de Estado para a Ciência e Tecnologia, João Sebastião Teta, disse que o país carece de tecnologias sustentáveis para dar respostas aos actuais desafios da reconstrução nacional e que a Feira do Inventor serve para promover a investigação científica e tecnológica. Acrescentou que o Executivo criou a feira para proteger, promover e incentivar os criadores.
    João Teta assumiu o compromisso do Executivo levar os melhores expositores à Feira Internacional do Inventor, que se realiza entre 27 e 30 de Outubro, na Alemanha.
    “Estamos a trabalhar na legislação que permita premiar os criadores mais destacados ao longo do ano. Mas antes é preciso fazer a identificação e a inventariação de todos”, acrescentou.
    A partir do próximo ano são realizadas feiras similares nas outras províncias. “A intenção é fazer com que a ciência e a tecnologia em Angola atinjam níveis mais avançados”, referiu João Teta, dando a conhecer que actualmente estão inscritos 83 inventores, apenas dois de fora de Luanda, Benguela e Cabinda.
    João Teta ficou impressionado com algumas invenções de carácter social. “A bicicleta hidráulica, a cama do doente, a bancada multiuso, o alarme identificado através do telemóvel e a máquina de lavar que pode ser comandada através de um telemóvel, são invenções que podem ajudar muito na vida quotidiana dos angolanos”.
    O ministro da Educação, Pinda Simão, que visitou a exposição, disse ao Jornal de Angola que a Feira do Inventor Angolano também serve para valorizar o ensino em Angola. “Muitos inventores estão a mostrar aquilo que aprenderam e aprendem na escola de uma forma eloquente, transformando os seus conhecimentos em acções práticas”.

    O ministro acrescentou que o país está a dar passos positivos na ciência e tecnologia e aconselhou os jovens a terem confiança em si, cultivando a auto estima e a acreditarem no que são capazes de fazer.

    A palavra aos inventores

    Vários inventores revelaram ao Jornal de Angola donde vinha a sua inspiração e os objectivos das suas invenções. Adriano da Purificação Lopes, 27 anos, inventou um “módulo de controlo para automação residencial”.
    O jovem vive com a mulher e dois filhos no bairro da Terra Nova. Lecciona a cadeira de Projectos Tecnológicos no Instituto Médio de Telecomunicações de Luanda (ITEL).
    “O módulo de controlo para automação residencial é um sistema que permite automatizar a residência. Com esta invenção temos a possibilidade de controlar os aparelhos de casa através de um computador ou telefone móvel, e se estivermos ligados à Internet podemos ter o controlo a partir de qualquer parte do mundo”, disse Adriano Lopes. O jovem revelou que a sua invenção traz enormes vantagens para os sistemas de segurança, “porque capta a imagem da pessoa que entrou ou passou pela casa, registando a hora e a data do acontecimento”.
    Através deste módulo é possível programar os horários para acender ou apagar as lâmpadas. Possui também a função de abrir e fechar a porta através do telemóvel com um sistema codificado. E no caso de ligar o aparelho de ar condicionado, se a porta estiver aberta ele tem um sensor que avisa para a anomalia”, explicou o inventor.
    Adriano Lopes trabalha como inventor há mais de dez anos. Referiu que os seus projectos ainda não têm orçamento definido, “mas numa primeira fase a montagem do sistema numa casa deve custar 2.500 dólares para a compra do material e pagamento da mão-de-obra”.
    Alcino Alexandre Gomes, 40 anos, é da província de Benguela. Inventou uma cama de hospital. “Ela tem capacidade de manobra superior às que são usadas nos hospitais, com uma mobilidade mais acessível”, disse.
    Alcino Gomes também criou a bicicleta hidráulica, que é mais rápida do que as comuns. “Com uma pedalada as rodas giram mais de quatro vezes”, segundo afirmou.
    O inventor apresentou na feira uma máquina fotográfica “que tira fotos em dois ângulos e que pode ser manuseada mecanicamente”.
    Inácio Augusto Simão, 20 anos, estuda no Instituto Médio Politécnico de Viana e inventou a máquina de lavar roupa que é controlada pelo telemóvel.
    “Esta máquina permite ter um contacto através de mensagens por telemóvel, mesmo à distância. Criei esta máquina a pensar nas pessoas que não têm possibilidade de contratar uma empregada”, esclareceu o criador.
    José Barata, membro do júri que avalia as obras, é angolano mas dá aulas numa Universidade em Lisboa. “As invenções aqui patentes impressionam qualquer um. Não é surpresa saber que Angola tem pessoas com grande capacidade criativa. Na feira estão grandes inventores, sobretudo os jovens dos 14 aos 16 anos. Por este motivo acho que os critérios para selecção dos melhores vai ser difícil”, afirmou à reportagem do Jornal de Angola.
    Segundo os organizadores da Feira do Inventor Angolano, os critérios para escolha dos melhores inventos assentam na identificação das invenções inéditas ou inovadoras. Os projectos que são o desenvolvimento de outros já existentes são os menos considerados.
    Entre as várias propostas apresentadas pelos inventores as que mais chamaram a atenção do público, foram a bancada multiuso, o agente regulador de trânsito electrónico, a empregada doméstica electrónica e o sensor para cofres.
    É de referir também o pára-quedas telecomandado, um “software” para mudos e cegos, um sistema de comunicação electrónico para corrida de estafetas, uma fechadura electrónica, um tradutor virtual de línguas nacionais e a casa inteligente para múltiplos usos.

     

    Edivaldo Cristóvão 

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia:  Paulo Mulaza

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    FMI altera regras para acelerar acordos de dívida com países em desenvolvimento e evitar atrasos causados pela China

    O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional apoiou uma mudança importante para dar-lhe mais liberdade para apoiar países em...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema