Terça-feira, Abril 30, 2024
13.8 C
Lisboa
More

    Jornalista do Novo Jornal vence segunda Edição do Prémio Catoca

    O jornalista João Marques Pontes, do Novo Jornal, colocado na província de Benguela, é o vencedor da segunda edição do Prémio Catoca de Jornalismo.

    A gala de premiação aconteceu na noite desta terça-feira, em Luanda, e contou com a presença de várias entidades, entre membros do Governo, responsáveis do grupo Catoca e da comunicação social.

    O profissional venceu o prémio com uma reportagem sobre a orla marítima no país, que retrata os meandros da pesca não declarada e não autorizada que vai se registando nos últimos dias.

    No trabalho houve o reconhecimento da ministra das Pescas, Carmem do Sacramento Neto, que alertou para o perigo que as actividades do género podem causar ao mar.

    Ainda nesta edição, foram distinguidos os jornalistas da Televisão Pública de Angola (TPA) Fernanda Manuel, na categoria de locução, e Boaventura João (língua nacional), enquanto Mauro Guilherme da Rádio Ecclésia, colocado na Lunda-Norte, foi o melhor profissional da região Leste do país.

    Em reportagem, o prémio foi repartido pelos jornalistas Álvaro Victória, do Novo Jornal, e Pedro Narciso (Jornal de Angola).

    Do Jornal de Angola foram também distinguidos os profissionais Arimateia Baptista da província da Huíla, na categoria de imagem, e Ezequiel Cori (entrevista).

    O Prémio Catoca de Jornalismo está avaliado em 20 milhões e 500 mil kwanzas, tendo o grande vencedor recebido três milhões e os distinguidos nas diferentes categorias receberam Kz dois milhões e 500 mil, uma estatueta e diploma.

    Ao prémio concorreram 109 profissionais, tendo sido distinguidos apenas oito em sete categorias.

    Nesta segunda edição foram homenageados 22 jornalistas, entre os quais Adérito Ferreira e Maria Stela da Silveira, da Agência Angola Press (ANGOP), Ana Lemos, Carlos Rosado, Adérito Kisunda, Salas Neto, Vânia Varela, Suzana Mendes, entre outros.

    Na ocasião, o presidente do corpo de júri, Teixeira Cândido, apelou ao cumprimento dos aspectos deontológicos nas peças jornalísticas, pelo facto de terem sido afastadas candidaturas por violação aos princípios do contraditório.MAG

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema