Sexta-feira, Março 1, 2024
11.7 C
Lisboa
More

    Jornalista da Rádio Despertar deixa Angola por motivos de segurança

    O jornalista Cláudio Pinto deixou Angola após ameaças que culminaram na agressão à sua mulher. Os agressores também ameaçaram o filho bébé do jornalista.

    Uma semana depois da manifestação dos jornalistas angolanos pela liberdade de imprensa e contra as agressões à profissionais, o radialista da emissora independente, Rádio Despertar ,Cláudio Pinto, abandonou o país por questões de segurança.

    Há três meses, o jornalista foi alvo de ameaças por desconhecidos que culminaram com agressões físicas à sua mulher que foi ferida por duas vezes na sua residência e na via pública, com arma branca. Os supostos meliantes, ameaçaram, igualmente, matar o filho de tenra idade do casal. Apesar das queixas feitas a polícia, estão ainda por identificar os supostos agressores.

    Na altura, o o activista angolano Dito Dali que esteve em contacto com o jornalista, explicou à RFI que “agentes não identificados – mas ele (Cláudio Pinto) alega que são agentes dos serviços de inteligência – usaram uma chave profissional e entraram no interior da casa, encontraram a esposa e começaram a brutalizar. Os mesmos informaram a esposa que fizeram aquela acção para que o marido dela se calasse e deixaram uma carta, carta essa que não está disponível ao público”.

    Cláudio Pinto, temendo pela vida e para proteger a sua família, anunciou nas redes sociais que decidiu abandonar Angola. A difícil decisão do jornalista reanimou o debate no seio dos jornalistas e da sociedade angolana sobre a impunidade de quem ameaça e agride os profissionais da comunicação social no país.

    O Presidente João Lourenço, que apoiou a manifestação de jornalistas pela liberdade de imprensa, é confrontado entretanto, com a falta de esclarecimentos das agressões a jornalistas por parte dos seus departamentos ministeriais.

    Por Avelino Miguel

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Índia e África do Sul bloqueiam acordo de investimento nas negociações da OMC

    A Índia e a África do Sul apresentaram uma objeção formal contra um acordo de investimento na reunião...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema