Domingo, Abril 14, 2024
21.6 C
Lisboa
More

    Jornada dedicada a Angola em Havana expõe os esforços de desenvolvimento

    A Organização de Solidariedade para com os povos de África, Ásia e América Latina promoveu sexta-feira, na “Casa de Alba”, em Havana, uma jornada dedicada a Angola, na sua qualidade de membro do secretariado executivo da OSPAAAL.
    Durante o acto, foi projectado o filme “Angola país do futuro” e vídeos sobre o Comandante Che Guevara, mostrando as lutas contra os colonialistas e outras forças opostas à liberdade nos continentes africano e latino-americano.
    Angola esteve representada na jornada por Raimundo Kimoma, membro do MPLA, que agradeceu a iniciativa dos responsáveis da OSPAAAL, “que fazem conhecer, através desta organização, as realidades política, social e económica dos países membros.
    “Este acto de solidariedade testemunha a vontade do secretariado da organização de promover e encorajar acções que visam o desenvolvimento da solidariedade entre os nossos povos, forjada com o nobre propósito de lutar e conservar a paz e os direitos humanos, bem como desenvolver a cooperação económica e social entre os nossos respectivos povos.”

    Crescimento económico

    O político aproveitou a ocasião para falar sobre as guerras em Angola, desde a época colonial até ao alcance da paz definitiva, em 2002. Lembrou que o país, do ponto de vista económico, é dos que mais têm crescido, razão pela qual “continua a preocupar aqueles que sempre estiveram contra a autonomia e o bem-estar do povo angolano”.
    “As mudanças aplicadas por Angola, a partir de 1985, a democracia multipartidária instituída em 1991, a paz conquistada em 2002 e a aprovação da Constituição da República, em 2010, constituíram as acções irreversíveis para a normalidade constitucional do país, permitindo trabalhar na sua reconstrução e no reforço da unidade nacional, assegurar ao povo o direito de, por via de eleições livres e democráticas, escolher os seus governantes”, disse Raimundo Kimoma.
    Afirmou que o Executivo defende que todas as políticas económicas e sociais devem visar a elevação do bem-estar do homem angolano, sendo este o centro de todas as políticas do Estado.
    No quadro constitucional, todos os cidadãos podem e devem dar a sua participação, em qualquer domínio da vida em que se situem, para se construir uma Angola cada vez mais democrática, pacífica e próspera, no estrito respeito pela lei e pela liberdade e direitos de todo o povo.
    Raimundo Kimoma disse que hoje os angolanos estão em condições de afirmar, com orgulho, que o seu país tem demonstrado que pode concretizar, gradualmente, os seus desejos mais profundos, segundo o desígnio do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, segundo o qual “o mais importante é resolver os problemas do povo”.
    Enumerou algumas prioridades tornadas públicas pelo Executivo, como a preservação da unidade e da coesão nacional, com a consolidação da democracia e das instituições, a garantia dos pressupostos básicos necessários ao desenvolvimento, através da estabilidade financeira e da transformação e diversificação da estrutura económica, a melhoria da qualidade de vida, o estímulo ao sector privado, em especial ao empresário angolano, assim como o reforço da inserção competitiva do país no contexto internacional.
    Por sua vez, o embaixador Alfonso Fraga, secretário-geral da Organização de Solidariedade para com os povos de África, Ásia e América Latina, falou, no encontro, do objectivo dos encontros realizados pela organização, que passa por fazer conhecer as realidades políticas, socioeconómicas e culturais de cada país membro.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Irão lança ataque com mais de 100 drones contra Israel em retaliação

    O Irã lançou um ataque com drones contra Israel em um ato de retaliação, neste sábado (13). “Compreendemos essas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema