Trinta e quatro dias depois de assumir o cargo, a governadora da província do Huambo, Joana Lina Ramos Baptista Cândido, procedeu, hoje, as primeiras alterações no governo local, exonerando e nomeando responsáveis do seu pelouro.
Assim sendo, foram exonerados Pedro Alexandrino Yala Gomes, secretário-geral do governo, Marlino Daniel Sambongue, director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatistica, Alfredo Felo Sachivela, director do Gabinete jurídico e intercâmbio, Simão Canda, director do Gabinete de infra-estruturas e serviços técnicos.
Ainda foram exonerados, pela governadora da província do Huambo, Wilson Jordão Daniel, director de gabinete do vice-governador para o sector político, social e económico, Belchior César Xavier Mário, assessor para os assuntos económicos do vice-governador para o sector político, social e económico, António Ribeiro Chissululo Chissoca, assessor para os assuntos políticos e sociais do vice-governador para o sector político, social e económico e Celestino Sequendo Essuvi, então chefe da repartição do gabinete de comunicação institucional e imprensa da administração do município do Bailundo.
Em substituição a estes, foram nomeados Emília Beatriz Sopa Salomão (secretária-geral do governo), Costa Chimbundo Gonçalves (director do gabinete de estudos, planeamento e estatistica), Crescenciano Sapi Ângelo (director do gabinete jurídico e de intercambio) e Celestino Sequendo Essuvi (director do gabinete do vice-governador para o sector político., social e económico).
Joana Lina Ramos Baptista Cândido nomeou, também, como seus assessores, Calunga Francisco Zage Quissanga (área de infra-estruturas e serviços técnicos), João Calão Manuel Figueiredo (área política e social), Araújo Timóteo Calei (área económica), enquanto para assessores do vice-governador para o sector político, social e económico foram nomeados Joaquim Chitanda Sukuakueche Moisés (área económica) e André Ramos Marta Pereira de Santa (área social). (Angop)