Sábado, Maio 25, 2024
13 C
Lisboa
More

    JMPLA aponta estabilidade familiar como pilar da sociedade

    JMPLA (DR)
    JMPLA (DR)

    Luanda – A estabilidade das famílias constitui a base para uma sociedade estável, forte e coesa, afirmou na noite deste domingo o secretário da JMPLA de Luanda, Tomás Bica, durante a 1ª edição da “Sentada Familiar” organizada pelo Secretariado Provincial de Luanda dessa organização juvenil.

    O acto teve como tema central “Família Angolana, Habitos, Usos e Costumes para Estabiliade no Lar”, proferido pela socióloga e directora do gabinete de cidadania e Sociedade do Comité Central do MPLA, Fátima Viegas, ladeada por Eulália Rocha, 1ª secretária de Luanda da OMA, Norberto Garcia, revendo da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus, Alberto D’Alva Teixeira e António João, Director nacional para Política Familiar do Ministério da família e Promoção da Mulher.

    Na sua intervenção, Tomás Bica defendeu que a família é a mais antiga instituição social e daí residir a base fundamental de estabilidade da sociedade, razão pela qual se diz “ família estável, Estado estável”.

    O líder juvenil argumentou que para que a sociedade angolana esteja estável e unida é preciso que todas as famílias estejam social e emocionalmente estáveis para também poderem transmitir ao Estado e o país uma estabilidade rumo a concretização do Plano Nacional de Desenvolvimento, liderado pelo chefe do executivo, o Presidente José Eduardo dos Santos.

    Por outro lado, o secretário provincial salientou que este projecto (Sentada Familiar) visa contrapor o que muitos entendem deturpadamente que sentada é todo o momento de consumo de bebidas alcoólicas, promiscuidade, arruaças, mas sim um momento de reflexão trocas de experiencias e abordagem de vários assuntos de interesse geral.

    Segundo o responsável, a organização do evento tem estado a acompanhar atentamente o fenómeno da desestruturação familiar, dos divórcios prematuros por parte de casais jovens, violência domestica e outros, por isso deu prioridade neste primeiro encontro da sentada familiar ao tema ”Família Angolana, hábitos, Usos e Costume para Estabilidade no lar”.

    “A Sentada Familiar é mais um espaço que os jovens possuem para reflectir em torno dos problemas que os aflige”, acrescentou.

    Participaram na actividade representantes da Organização da Mulher Angolana (OMA), membros da sociedade civil, responsáveis de igrejas, casais jovens, que interagiram com perguntas e respostas num debate orientado pela socióloga e membro do comité central da OMA, Fátima Viegas.

    Esta actividade é de carácter mensal e abordará diversos temas sociais e actuais. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema