Sábado, Março 2, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Itália: Letta apresenta moção de confiança na quarta-feira. Berlusconi quer eleições já

    (Foto: olivierobeha.it)
    (Foto: olivierobeha.it)

    O primeiro-ministro Enrico Letta irá apresentar na quarta-feira uma moção de confiança no Parlamento, para saber se continua a contar com uma maioria, depois de Silvio Berlusconi ter ordenado a demissão dos ‘seus’ cinco ministros na instável coligação que governa a Itália há cinco meses.

    Letta declarou que tem “a intenção de governar a qualquer custo” após ter reunido com o presidente Giorgio Napolitano este domingo em que Berlusconi celebrou 77 anos e aproveitou para enviar uma prenda envenenada. Numa mensagem telefónica, ‘Il Cavaliere’ disse que “não há outra opção que não seja ir a eleições o mais depressa possível”.

    Mas o jogo de Berlusconi é arriscado e está a provocar cisões no centro-direita. A demissão dos ministros é unanimemente vista como uma chantagem para tentar evitar a expulsão do Senado, que pode acontecer em Outubro, depois do magnata ter sido condenado em última instância num caso de fraude fiscal. Até o herdeiro político de Berlusconi, Angelino Alfano, começa a levantar duvidas sobre se poderá trabalhar com a renascida Força Itália, se o movimento de ‘Il Cavaliere’ for dominado por “posições extremistas”.

    É no meio das divisões no centro-direita, das dissidências entretanto ocorridas no Movimento Cinco Estrelas, do comediante Beppe Grillo e com o apoio dos centristas liderados por Mario Monti, que Letta tem a esperança de conseguir a confiança para continuar a governar a terceira maior economia da zona euro. (pt.euronews.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema