Sexta-feira, Abril 19, 2024
18.8 C
Lisboa
More

    Isto é um bacalhau fresco. E também vem da Noruega para Portugal

    Skrei pesca-se entre fevereiro e abril. (Foto: D.R.)
    Skrei pesca-se entre fevereiro e abril.
    (Foto: D.R.)

    “Você percebeu que aquele bacalhau que está ali salgado e espalmado não é apanhado no mar assim, certo!?” A pergunta feita por João António Alves, fundador da Riberalves ao jornalista da TV Record, durante a visita à fábrica de Comimba, na Moita, no final de 2013, provocou a risada geral.

    No entanto, obrigou a plateia a esforçar-se para imaginar a imagem do bacalhau no mar. A tarefa não foi fácil, já que raramente se vê bacalhau fresco em Portugal.

    Mas vai passar a ser habitual. Tudo porque a Norge, marca que promove o bacalhau seco da Noruega fora de portas, vai colocar o “skrei” à venda pela primeira vez no mercado português.

    “Skrei é bacalhau, porém nem todo o bacalhau é skrei”, diz a Norge. Skrei é bacalhau no auge da sua vida e faz parte da reserva de bacalhau do mar de Barents (da espécie Gadus morhua). Passa grande parte da sua vida naquelas águas frias, ricas em nutrientes, e quando atinge a maturidade sexual (por volta dos 5 anos) passa os meses de Inverno em migração até à costa da Noruega para desovar.

    Feitas as apresentações, este bacalhau vai estar à venda nas peixarias do El Corte Inglês, do Intermarché, Pingo Doce e Continente. O mercado 31 de Janeiro em Lisboa é outro dos locais de venda, além da Makro e do Recheio.

    Portugal ainda não faz parte dos principais consumidores de skrei, “mas a recetividade a este bacalhau está a aumentar”, refere Christian Nordahl, representante da Norge em Portugal, apontando a meta dos 30%. Só no ano passado foram importadas 600 toneladas de skrei, número que este ano deverá crescer. (dinheirovivo.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola com dificuldades de recuperar ativos de São Vicente

    "No quadro do combate contra a corrupção e em relação à recuperação de ativos, ouvimos ontem as declarações...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema