Já é oficial. Isabel dos Santos comprou a posição de 10,96% que a CGD possuía na Zon. A empresária angolana terá pago 2,60 euros por acção, o que significa que investiu cerca de 85 milhões de euros para ficar com os mais de 33 milhões de acções que equivaliam à participação do banco público.
A operação foi concretizada através da utilização de capitais próprios e no preço foi tido em consideração um “prémio pela dimensão do bloco e pela sua importância estratégica”, explicou ao Negócios fonte próxima de Isabel dos Santos.
A empresária reforça assim a sua posição de maior accionista da Zon, passando a controlar 28,8% do capital. A participação da CGD foi adquirida através da Jadeium, uma das duas holdings através das quais Isabel dos Santos está presente na operadora portuguesa e a qual passa a controlar 18,8% do capital.
A outra é a Kento, que tem 10% da empresa “Com a compra deste bloco atingimos os nossos objectivos relativamente à Zon. Pensamos ter sido encontrada a melhor a solução accionista para o futuro da empresa e na reafirmação da confiança na gestão e sua continuidade”, adiantou a mesma fonte ao Negócios. O acordo entre as partes já foi comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários.
FONTE: Jornal de Negócios