Domingo, Abril 21, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Irão 20% mais próximo da bomba nuclear

    O Irão dá mais um passo no seu contestado programa nuclear, ao mesmo tempo que se afirma disponível para regressar à mesa das negociações internacionais.

    O presidente Mahmoud Ahmadinejad inaugurou esta quarta-feira em Teerão, uma primeira barra de combustível nuclear enriquecido a 20%, no reator de pesquisa da capital.

    Uma tecnologia inteiramente desenvolvida no país e para já limitada a fins civis, mas que aumenta as suspeitas internacionais de uma corrida à bomba atómica.

    Teerão inaugurou igualmente três mil novas centrifugadoras na central de Natanz que deverão acelerar a produção de urânio enriquecido a 3,5%.

    A nova tecnologia nuclear a 20% será no entanto desenvolvida nas instalações subterrâneas de Fordo, protegidas contra um eventual ataque aéreo.

    O anúncio de Teerão ocorre na véspera de uma nova reunião com os inspetores da agência internacional de energia nuclear, marcada para o dia 20.

    Apesar dos temores suscitados pelo anúncio de hoje, Ahmadinejad terá aceite a proposta de Bruxelas de reatar as discussões internacionais sobre o seu programa nuclear.

    Fonte: Euronews

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ataque aéreo causa pelo menos nove mortos em Rafah

    Nove pessoas morreram em ataque aéreo em Rafah, seis delas crianças. O exército israelita anunciou que matou dez combatentes...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema