Sábado, Abril 20, 2024
20 C
Lisboa
More

    Irão anuncia que começou a produzir urânio enriquecido a 60% na central de Fordov

    O Irão começou a produzir urânio enriquecido a 60% em uma central de Fordo, um nível acima da cota de 3,67% estabelecida pelo acordo internacional de 2015 sobre o programa nuclear de Teerã, anunciou nesta terça-feira a agência de notícias Isna.

    O acordo entre o Irão e as grandes potências mundiais pretende impedir que Teerã produza uma bomba atômica, algo que o país sempre negou.

    Mas depois que o governo dos Estados Unidos se retirou de maneira unilateral do acordo e restabeleceu sanções contra o Irão, o governo de Teerão começou a parar de cumprir suas obrigações de maneira progressiva.

    Em abril de 2021, o Irão anunciou o início da produção de urânio enriquecido a 60% na central de Natanz, na região central do país, aproximando-se do nível de 90% necessário para fabricar uma bomba atômica.

    “O Irão começou a produção de urânio enriquecido pela primeira vez em Fordo”, afirmou a agência Isna. Esta central subterrânea localizada a 180 quilômetros ao sul de Teerão foi reformada para melhorar sua capacidade.

    No domingo, o Irão anunciou que adotará medidas de represália contra a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), depois que o organismo da ONU aprovou uma resolução sobre a falta de cooperação do país, uma iniciativa apresentada por Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha.

    As negociações para a retomada do acordo internacional de 2015 estão paralisadas.

    AFP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Terminam audiências de julgamento por escândalo ‘Panama Papers’

    As audiências do julgamento por suposta lavagem de dinheiro contra os fundadores do extinto escritório de advocacia panamenho Mossack...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema