O Banco Central Europeu (BCE) anunciou no domingo à noite que vai intervir “activamente” no mercado de bónus, frente à escalada da crise da dívida na Zona Euro.
“O BCE vai aplicar activamente o seu programa (de compra de obrigações no mercado secundário)”, indicou em comunicado, sem mais pormenores. De acordo com uma fonte ouvida pela Reuters, a autoridade monetária vai comprar títulos da dívida da Itália e da Espanha para proteger esses países – a terceira e a quarta maior economia da região – de uma crise orçamental em aceleração. Uma outra fonte financeira, ouvida pela agência Efe, confirmou que a operação de compra de títulos foi realizada ontem mesmo. A instituição monetária de Frankfurt saudou o anúncio dos governos italiano e espanhol “relativos a novas medidas e reformas nos domínios das políticas orçamentárias e estruturais”.
O BCE considera necessária “uma rápida aplicação” desses programas para melhorar a competitividade das economias dos países envolvidos “e reduzir rapidamente os seus défices públicos”. A instituição pede também aos chefes de Estado e de governo europeus que “garantam que honrarão a sua assinatura soberana” e permitam rapidamente ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira intervir no mercado secundário, como foi decidido na cimeira de Bruxelas, em 21 de Julho. O Presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel pediram “uma aplicação rápida e completa das medidas anunciadas” pela Itália e pela Espanha para sair da crise da dívida. Também afirmaram que “acolheram favoravelmente”.
Fonte: Jornal de Angola