Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    Internacionalização da economia aposta para o desenvolvimento

    (MPLA)
    (MPLA)

    A deputada do MPLA Graciana Eugénia Manuel Caetano apontou em Kiculungo, província do Kwanza Norte, a promoção e inserção competitiva da economia angolana no contexto regional e mundial como uma das grandes orientações para o desenvolvimento do país.

    A parlamentar fez este pronunciamento durante um encontro com militantes e simpatizantes do partido, assim como representantes da sociedade civil, que serviu para a divulgação do Plano Nacional de Desenvolvimento de Angola para o quinquénio 2013/2017.

    A responsável que neste sábado terminou uma visita de trabalho no Kiculungo, no quadro de um programa de deslocações dos deputados da bancada parlamentar do MPLA aos municípios, citou ainda o apoio do Estado ao empreendedorismo e ao sector privado como outra das premissas para o desenvolvimento.

    “O Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) é um instrumento a partir do qual o estado estabelece o caminho a seguir para o desenvolvimento social do país e idealiza das acções que delimitam as respectivas políticas e estratégias”, afirmou Graciana Eugénia Caetano.

    Segundo a fonte, o PND 2013/2017, elaborado com base na Estratégia de Desenvolvimento de Longo Prazo Angola 2025 e no Programa de Governo do MPLA para o período 2012-2017, constitui o primeiro plano de médio prazo a ser implementado no país, no quadro de uma nova constituição e de uma nova lei de bases gerais do sistema nacional de planeamento.

    Enumerou as opções estratégicas do PND para a província do Kwanza Norte, entre elas o desenvolvimento de uma agricultura empresarial competitiva, a exploração das potencialidades florestais locais e a afirmação da região como um grande centro produtor de energia eléctrica.

    Durante o acto, o administrador municipal de Kiculungo, João António Gaspar, fez uma exaustiva abordagem do conjunto de tarefas que corporizam as perspectivas de desenvolvimento local nos domínios da saúde, da educação, das vias de acesso e da energia e águas.

    Os participantes emitiram sugestões tendentes a contribuir para o desenvolvimento do município, ao mesmo tempo que foram esclarecidas as preocupações levantadas, particularmente ligadas aos constrangimentos no exercício da actividade comercial e na circulação de pessoas e bens, face a degradação da estrada de acesso á municipalidade.

    Durante os cerca de quatro dias de visita, a deputada afecta ao círculo provincial eleitoral do Kwanza Norte deslocou-se a diferentes comunidades onde manteve contactos com a população, tendo também se inteirado dos níveis de desenvolvimento local e dos condicionalismos por serem ainda superados, nos esforços para a contínua satisfação das necessidades populacionais.  (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e China exploram novas opções de alívio da dívida para os países em desenvolvimento

    Os Estados Unidos e a China estão a discutir novas medidas para evitar uma onda de incumprimentos soberanos nos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema