Quinta-feira, Julho 18, 2024
26.7 C
Lisboa
More

    Instituto Nacional desmina mais de 32 mil metros quadrados em 2011

    Luanda – Trinta e dois milhões e oitocentos e oitenta e sete mil e seiscentos e vinte (32.887.620) metros quadrados de superfície foram limpos, de Janeiro a Dezembro de 2011, pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD), anunciou, em Luanda, o seu director-geral, Leonardo Severino Sapalo.
    Em declarações à Angop, por ocasião do ano findo, particularizou a desminagem de 337 quilómetros de estrada, entre nacionais, secundárias e terciárias.
    Especificou que os efectivos desactivaram e destruíram 3.110 minas anti-pessoal, 88 anti-tanque, 5.226 outros engenhos não detonados, 24.397 munições, além de 698.682 metais diversos.
    Para tal, precisou o interlocutor da Angop, a sua instituição, afecta à Comissão Executiva de Desminagem, desdobrou 16 brigadas a nível nacional, sendo 15 de desminagem manuais e uma mecanizada.
    No capítulo operacional, disse que, em 2011, implementaram-se distintos projectos de interesse do Executivo e dos governos provinciais, tais como o acompanhamento da reabilitação dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), do troço Luena-Luau, na província do Moxico, a verificação e desminagem de áreas destinadas ao fomento da agro-pecuária, reservas fundiárias, bem como para criação de outras infra-estruturas de impacto sócio-económico.
    O director-geral do INAD informou ainda que a Escola Técnica de Desminagem e as bases regionais do instituto realizaram 13 cursos de formação, que se destinaram a 253 técnicos afectos às Forças Armadas Angolanas (FAA), Polícia de Guarda Fronteira, além de especialistas do próprio instituto. Outros 550 técnicos beneficiaram de refrescamento.
    No âmbito da prevenção contra o risco de minas e outros engenhos não detonados, disse terem sido realizadas acções de sensibilização que envolveram 28.014 cidadãos.
    Asseverou que estas tarefas enquadram-se no processo de reconstrução nacional, em curso no país desde 2002, após o fim do conflito armado.
    Fonte: Angop
    Foto: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ursula von der Leyen reeleita presidente da Comissão Europeia por larga maioria

    A reeleição estava envolta em incerteza e dependia de uma aritmética complicada entre os quatro partidos centristas. Ursula von der...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema