Terça-feira, Setembro 10, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Instituto de Normalização cria laboratório

    O Instituto Angolano de Normalização e Qualidade (IANORQ) tem em carteira um projectos para a criação de um laboratório de metrologia com núcleos em todas as províncias. Também vai garantir formação a mais técnicos nesta área.
    A informação foi prestada em Luanda, pelo director do Instituto Angolano de Normalização e Qualidade, Homar Neves. Afirmou que a materialização destes projectos requer recursos consideráveis que a instituição de momento não tem.
    “A metrologia facilita o comércio, a produção e os serviços, possibilita a competição entre empresas e países, permite operar em bases transparentes e justas, com mais ética”, disse Homar Neves.
    Sobre os sectores da economia onde o serviço de metrologia já existe, apontou a indústria: “os industriais têm todo o interesse em calibrarem os seus instrumentos e formarem técnicos neste domínio”.
    Na indústria, a metrologia permite a precisão do processo produtivo, a diminuição do índice de incerteza, dando lugar à melhoria da qualidade do produto.
    No comércio é ser fundamental a metrologia, tendo em consideração a competitividade no mercado e a internacionalização das relações de trocas comerciais.
    Homar Neves informou que com a entrada em vigor da Lei dos Padrões de Pesos e Medidas, o Instituto Angolano de Normalização e Qualidade passou a dispor de uma base legal para o desenvolvimento da actividade de metrologia legal.

    Desde a aprovação da lei têm sido levadas a cabo actividades de controlo metrológico que se consubstanciam na aferição das bombas de combustíveis e balanças utilizadas nas transacções comerciais. Homar Neves informou que o Ambiente é outra área onde a metrologia é importante porque precisa de medições correctas sobre o nível de poluição tolerável pelo ser humano.
    Em relação ao cidadão comum, disse que a metrologia procura diminuir a vulnerabilidade de abusos que porventura possam ocorrer, sobretudo nas transacções comerciais. “Esta preocupação está presente nas actividades do Instituto Angolano de Normalização e Qualidade, pois a protecção do cidadão e do consumidor é prioritária”, sublinhou Homar Neves.
    Quanto ao número de laboratórios acreditados no país, informou que a acreditação é feita através de processos de avaliações cíclicas, por um órgão autorizado e com competência internacionalmente reconhecida.

    Laboratórios acreditados

    “Em Angola não existe qualquer laboratório acreditado, mas fruto da nossa intervenção, já temos alguns laboratórios e organismos de certificação a trabalharem arduamente para obterem a acreditação”, frisou.
    Acrescentou que o serviço de metrologia já está em algumas províncias, “mas é preciso reconhecer que ainda não cobre   todo o país por limitações técnicas e humanas, uma vez que o exercício desta actividade requer um número de técnicos capacitados e equipamentos metrológicos em função da dimensão do país”. Homar Neves nformou que a metrologia está inserida no “contexto da qualidade e da normalização”, devendo ser tratada como uma actividade estratégica, “pois possibilita a redução dos custos, a melhoria da qualidade e maior segurança na operação dos processos”.
    A metrologia também possibilita maior competitividade, que resulta da obtenção de melhores índices de crescimento económico.
    “Mas precisamos de criar as condições técnicas e humanas para alcançarmos esses objectivos. São necessárias infra-estruturas de qualidade e este tem sido o nosso principal desafio”, disse o director do Instituto Angolano de Normalização e Qualidade, Homar Neves.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Relatório Draghi sobre o futuro da competitividade da UE: diagnóstico económico correcto mas financeiramente inviável

    No seu relatório tão aguardado sobre a competitividade da União Europeia, Mario Draghi , ex-presidente do Banco Central...

    Artigos Relacionados

    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema