25 C
Loanda
Sábado, Novembro 2, 2024

INE realiza Censo Piloto em Julho deste ano

PARTILHAR

 - portal de angolaO Instituto Nacional de Estatística (INE) vai efectuar, em Julho deste ano, um Censo Piloto da População e Habitação em sete províncias do país com objectivo de testar o conjunto de meios preparados para o Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) previsto 2013, anunciou hoje o director da instituição, Camilo Ceita.

“Trata-se das províncias do Uíge, Kwanza Norte, Luanda, Bié, Moxico, Namibe e Cunene”, disse o director e também coordenador do Gabinete Geral do Censo para 2013, durante um seminário sobre o RGPH destinados a jornalistas, realizado no Cefojor (Centro de Formação de Jornalistas).

De acordo com o responsável, é necessário que se efectue uma experiência sobre o que se pretende fazer em 2013, a fim de perceber se a estrutura organizativa e logística operacional preparada responde aos propósitos do censo.

Por outro lado, Camilo Ceita informou que estão orçamentados USD 90 milhões para a implementação de RGPH 2013, que serão empregues na aquisição de vários meios inerentes à actividade, como computadores, viaturas, formação, contratação de técnicos, motoristas, pagamento de salários e outros bens logísticos.

Relativamente aos resultados do Censo de 2013, espera-se, entre outros, recensear cerca de 21 milhões de pessoas, recrutar pelo menos 56 mil pessoas, produzir 41 mil mapas censitários, isto é, mapas geo-referenciados actualizados com cobertura nacional e base de amostragem para suporte aos inquéritos.

Referiu também que os dados relativos aos resultados a obter no Censo 2013 serão informados somente em 2014 devido à necessidade de serem devidamente tratados.

O Censo 2013 será o primeiro a ser realizado no país depois da independência, 40 anos depois do último efectuado em 1970.

“A operação vai permitir a observação de um conjunto de dados e informações sobre quantos somos, como somos, onde vivemos e como vivemos”, explicou.

Quanto à razão da escolha das sete províncias, o técnicos do INE Gilberto Ribeiro explicou que tem a ver com as regiões do país, isto é, Norte, Sul, Leste e Oeste, que representam características das demais províncias.

“É uma amostragem”, disse o técnico Gilberto Ribeiro, acrescentando que através dos dados recolhidos naquelas províncias percebe-se a realidade de outras, do ponto de vista de número de população e de habitação”.

Fonte: Angop

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A nova tática da Rússia de atacar civis com drones para gerar pânico na população

Certo dia, pouco antes do meio-dia, Serhiy Dobrovolsky, um comerciante de ferragens, voltou para casa em Kherson, no sul...

Quem são as estrelas que apoiam publicamente Donald Trump?

De lutadores profissionais a fãs de QAnon, há um grupo crescente de celebridades dispostas a apoiar Donald Trump nas...

Espanha: 211 mortos e milhares de desaparecidos

Em Espanha, sobre para 211 o número de mortos na sequência das inundações, num balanço ainda provisório. De acordo...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...