Quinta-feira, Abril 18, 2024
20 C
Lisboa
More

    Índia e África do Sul bloqueiam acordo de investimento nas negociações da OMC

    A Índia e a África do Sul apresentaram uma objeção formal contra um acordo de investimento na reunião da Organização Mundial do Comércio em Abu Dhabi, bloqueando a sua adoção, numa medida que observadores dizem que poderia bloquear centenas de bilhões de dólares em investimentos.

    O acordo acordado por cerca de 125 países, ou cerca de três quartos dos membros da OMC, visa simplificar a burocracia , melhorar o ambiente de investimento e incentivar o investimento direto estrangeiro.

    Mas, de acordo com as regras da OMC, qualquer um dos seus 164 membros pode impedir que um acordo seja adotado pelo órgão – uma medida necessária para garantir que os países estejam em conformidade.

    As delegações indiana e sul-africana não comentaram imediatamente publicamente o desenvolvimento.

    Um delegado comercial ocidental presente nas conversações considerou “irónico que a Índia e a África do Sul se coloquem no caminho de algo com benefícios tão manifestos para os países em desenvolvimento”.

    A iniciativa conhecida como Acordo de Facilitação de Investimentos para o Desenvolvimento (IFD), liderada pelo Chile e pela Coreia do Sul, com o forte apoio da China, poderia levar a melhorias entre 200 e 800 mil milhões de dólares no bem-estar global, de acordo com um estudo.

    As negociações de quatro dias da OMC para estabelecer novas regras comerciais globais sobre uma ampla gama de tópicos, incluindo pesca e agricultura terminou na quinta-feira, tendo obtido pouco progresso, exceto a adesão formal de dois novos membros: Timor Leste e Comores.

    O chefe do comércio dos Estados Unidos já tinha descartado na terça feira um acordo sobre a reforma do sistema de solução de litigios da OMC, prejudicado por quatro anos devido às objeções dos EUA.

    Um parágrafo sobre as alterações climáticas está confinado a um anexo da OMC ao projeto de pacote de acordos, uma vez que os membros não conseguiram chegar a acordo.

    Publicidade

    spot_img
    FonteReuters

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Relação diz “que não há qualquer indício” de que António Costa tenha falado com Lacerda Machado sobre Sines

    O Tribunal da Relação de Lisboa não encontrou nos autos da investigação da Operação Influencer, que resultou na demissão...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema