Ministério da Defesa indiano confirmou teste com míssil apto para o transporte de ogivas nucleares. Um teste bem sucedido que é descrito como “um orgulho para a nação”.
O governo indiano levou a cabo um teste – com sucesso – de um míssil balístico intercontinental de longo alcance. O Ministério da Defesa já veio a público confirmar esta informação, esta quinta-feira.
O míssil Agni-V tem um alcance de cinco mil quilómetros e foi disparado a partir da ilha de Abdul Kalam em direção ao largo da costa do estado de Odisha, segundo indicou o Ministério da Defesa numa publicação feita no Twitter.
“Este disparo não corresponde ao desenvolvimento de um novo tipo de arma, foi apenas um teste antes de a Índia colocar o Agni-V no plano operacional”, afirmou Vipin Narang, professor de Ciência Política no MIT e especialista em questões de proliferação nuclear, à CNN.
O especialista indica, à mesma publicação, que o teste incidiu sobre a operacionalidade do míssil, que é considerado o mais avançado do país e que lhe permite entrar no restrito grupo de países com este tipo de armamento.
O Ministério da Defesa já considerou este teste é um “orgulho para a nação” e um “grande avanço” para o país em termos de defesa. Os adversários China e Paquistão passam, assim, a estar ao alcance da Índia, o que será motivo de pressão para os dois. (Notícias ao Minuto)