
O BNA realça que “no mês de Agosto de 2012, a taxa de inflação situou-se em 0,60% e, nos últimos doze meses, atingiu pela primeira vez um dígito, ou seja, 9,87%”.
A taxa de câmbio média de referência do Kwanza, em relação ao dólar norte-americano, segundo uma nota do BNA, situou-se em 95,39 no final do mês de Agosto de 2012, reflectindo a estabilidade económico-financeira que se observa desde o início do ano.
As classes de Alimentação e Bebidas Não-Alcoólicas, Vestuário e Calçado e Mobiliário, Equipamento Doméstico e Manutenção foram as que registaram maior aumento dos preços no mês de Agosto de 2012.
Mereceu ainda destaque, a descoberta de mais um poço de petróleo no Bloco 16, com perfuração no Bloco do poço Coporolo -1, em águas profundas do offshore angolano.
Num comunicado, a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol E.P) e a Maersk Oil Angola A/S anunciaram ser a segunda descoberta feita no Bloco Coporolo, depois do Chissonga -1.
O poço Caporolo-1 foi perfurado numa lâmina de água de mil e 235 metros e atingiu uma profundidade total de cinco mil 508 metros. Os resultados do teste deste poço indicaram um fluxo máximo de três mil barris de petróleo/dia.
Quanto à Agricultura, a direcção provincial, no Kwanza Sul, deu a conhecer que vai proceder a abertura oficial da camapanha agrícola 2012/2013.
Segundo à instituição, já têm em posse diversos inputs agrícolas que serão distribuídos às famílias camponesas, organizadas em 250 cooperativas.
Ainda sobre o sector agrícola, foi também destaque a informação de que a empresa Pau-rosa, unidade industrial afecta à Panga Panga, sediada na província de Cabinda, será transformada em espaço de exposição de produtos industriais, pelo facto de se situar numa área do casco urbano incompatível com a actividade.
Sobre o sector eléctrico, constituiu manchete facto noticiosa a transferência da gestão do sistema de distribuição de energia eléctrica das cidades de Ndalatando (capital da província do Kwanza Norte), do Dondo (município de Kambambe) e da sede municipal do Gulungo-Alto à Empresa Nacional de Electricidade (ENE).
A transferência foi formalizada mediante um acordo assinado entre o Governo local e a Empresa.
Fonte: ANGOP