Luanda – A primeira agência feminina do Banco de Poupança e Crédito (BPC) foi inaugurada hoje, quarta-feira, no distrito urbano da Samba, em Luanda, pela ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino.
Em declarações à imprensa, Genoveva Lino frisou que a agência é um reconhecimento à mulher que têm trabalhado em prol da sociedade e como mãe, esposa e gestora nata das famílias.
“Isso significa que as mulheres vão beneficiar nesta instituição de serviços desde micro a macro-créditos e estaremos bem servidas”, acrescentou.
Segundo a responsável, em termos de integração social as mulheres angolanas estão a avançar, exemplificando que em 2005 a meta era de 30%, subindo depois para 50%, em 2008 houve a explosão da representação feminina a nível social, a nível do executivo nas administrações públicas e privadas, como nos diversos sectores e lideranças tradicionais.
“E com as eleições em 2012 estamos a trabalhar para manter e subir a meta até 2015”, sublinhou.
Por sua vez, o Presidente de Administração do BPC, Paixão Júnior fez saber que a instituição ficou orçada em três milhões de dólares, reforçando que a agência feminina é uma homenagem as mulheres, sendo elas um factor importante na vida da nação e enquanto força activa, pois “grande parte dos trabalhadores do BPC são mulheres e podem perfeitamente gerir tal como os homens”, acrescentou.
Segundo o responsável, a instituição vai institucionalizar mais agências femininas especiais em várias províncias, prevendo a sua criação brevemente em Benguela, Huambo e Huíla.
A agência tem somente funcionárias e deverá atender prioritariamente mulheres, de acordo com Paixão Júnior.
Fonte: Angop