Praias quase “desérticas” e avenida Murtala Mohammed bastante calma é o cenário de hoje, segunda-feira, na Ilha de Luanda, um dos principais locais turísticos da capital do país e geralmente escolhido por cidadãos nacionais e estrangeiros para comemorar o início do ano novo.
Localizado no distrito urbano da Ingombota, município de Luanda, a Ilha de Luanda recebeu, nas últimas horas de 2017, mais de três mil pessoas que assistiram o festival do lançamento de fogo de artifício e participaram em bailes.
Na ronda efectuada pela Angop, alguns cidadãos aproveitaram as primeiras horas do dia para fazer a manutenção física, enquanto outros, cansados devido à comemoração da transição de ano, estavam deitados na areia a descansar.
Nas restantes ruas e avenidas dos distritos do município de Luanda o trânsito automóvel está fluído.
Os agentes da polícia de trânsito e da ordem pública estão em variados pontos a manter a ordem, fruto de uma operação especial para o asseguramento da quadra festiva desenvolvida pelo Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.
Regista-se a lotação dos contentores de lixo, o que requer uma maior e rápida intervenção das empresas encarregues pela limpeza.
Várias bombas de combustível funcionam sem grandes filas de carros, com realce para a da zona do Aeroporto 4 de Fevereiro, do Largo da Independênci, da Rádio Nacional de Angola e a do Zé-Pirão.
Divisa-se fraca circulação de táxis ( vulgos candongueiros) a partir das diversas rotas que ligam a periferia da cidade para parte baixa da urbe.
O município de Luanda é habitado por mais de dois milhões de pessoas e é composto pelos distritos do Neves Bendinha, Maianga, Ingombota, Rangel, Samba e Sambizanga. (Angop)