Domingo, Abril 14, 2024
25.8 C
Lisboa
More

    Huíla: Descargas eléctricas matam cinco pessoas na Chibia

    (oregional.com.br)
    (oregional.com.br)

    Lubango – Cinco pessoas morreram nas comunas de Capunda Cavilongo e do Jau, atingidas por descargas eléctricas atmosféricas, registadas durante chuvas que assolam o município da Chibia, localizado a 42 quilómetros a sul da cidade do Lubango, na província da Huíla.

    A Angop soube do administrador adjunto do município da Chibia que quatro jovens, do sexo masculino, foram vítimas das faíscas quando pastavam gado bovino na comuna de Capunda Cavilongo, ao passo que no Jau o fenómeno natural matou uma senhora na sua residência.

    Esta constitui uma das preocupações da população neste município, visto que a região não dispõe de qualquer rede de protecção contra as descargas eléctricas (para-raios), que nesta altura do ano são muito frequentes, assim como a ausência de acções no sentido de informar os munícipes sobre algumas medidas para evitar acidentes envolvendo raios.

    Uma fonte dos serviços de metereologia indicou que medidas simples podem evitar este tipo de desastres, mais em áreas como a Chibia, onde a população é agro-pecuária e por isso se expõe muito a este risco por trabalhar com artigos metálicos, em áreas abertas (descampadas) e onde há muita árvore, favoráveis para atrair e ocorrerm faíscas.

    Esclareceu que no meio rural e na presença de sinais de relâmpagos, as pessoas devem ser aconselhadas a abandonar os campos ou áreas abertas, não manusear artigos metálicos como as enxadas, catanas, punhais, entre outros, e evitar se abrigar em áreas altas (montanhas), nem por baixo de árvores.

    O município da Chibia é habitado por 206 mil cidadãos que se dedicam tradicionalmente à agricultura familiar e à pastorícia, espalhados pelas comunas de Capunda Cavilongo, Jau, Quihita e Sede, numa extensão territorial de cinco mil 281 quilómetros quadrados. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Haiti já tem Conselho Presidencial, mas ainda não se sabe quem vai liderar o país

    A instituição do Conselho Presidencial pode ser a última esperança para o restabelecimento da ordem no Haiti, onde a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema