Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
11.5 C
Lisboa
More

    Huambo: jornalistas instados a aperfeiçoar linguagem durante o censo

    Huambo – Os jornalistas dos diferentes meios de Comunicação Social na província do Huambo foram instados hoje, quarta-feira, a aperfeiçoar os seus conhecimentos no que consiste à linguagem a utilizar durante o Recenseamento Geral da População e da Habitação, com vista a facilitar a sua transmissão ao púbico da zona rural.

    Vice-governador Guilherme Tuluca (Foto: Adilson Pedro Manuel)
    Vice-governador Guilherme Tuluca (Foto: Adilson Pedro Manuel)

    A solicitação veio do vice-governador provincial para o sector Político e Social, Guilherme Tuluca, que discursava na abertura do seminário de capacitação sobre o Recenseamento Geral da População e da Habitação, dirigida a profissionais de Comunicação Social de órgãos públicos e privados.

    O vice-governador admitiu que muitos profissionais da informação, quando fazem determinadas entrevistas, usam linguagem que deixa o público confuso, sobretudo os do meio rural, porquanto, usam termos não entendidos pelo cidadão comum.

    “Os jornalistas como fazedores de opinião pública devem esquecer-se da linguagem técnica durante a realização do censo geral, de modo a esclarecer, através da informação, todos os estratos da sociedade”, disse.

    Guilherme Tuluca lembrou que a realização do censo vai permitir fazer um levantamento sobre a situação económico-social da população, que permitirá o Governo traçar políticas atinentes ao melhoramento da qualidade de vida da população, uma vez que as escolas e centros de saúde deverão ser construídas em locais apropriados e com dimensões acertadas.

    O Recenseamento Geral da População e Habitação tem como finalidade obter indicadores essenciais que permitam a contagem e caracterização da população residente, assim como o levantamento do parque habitacional e a tipificação das condições de habitabilidade.

    Em Angola, o último Censo Geral da População e Habitação realizou-se em 1970, ainda no tempo colonial, acto que permitiu aos colonialistas saber o número daqueles que tinham que pagar o imposto geral mínimo em cada aldeia, bairro ou povoação. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e China exploram novas opções de alívio da dívida para os países em desenvolvimento

    Os Estados Unidos e a China estão a discutir novas medidas para evitar uma onda de incumprimentos soberanos nos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema