Terça-feira, Março 5, 2024
10.7 C
Lisboa
More

    Huambo: Alcance dos ODM passa pela melhoria dos cuidados primários de saúde

    Vice-governador da província do Huambo para área política e social Guilherme Tuluca (FOTO: ANGOP)
    Vice-governador da província do Huambo para área política e social Guilherme Tuluca (FOTO: ANGOP)

    O alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) por Angola passa, necessariamente, pela melhoria dos cuidados primários de saúde.

    O facto foi afirmado domingo pelo vice-governador da província do Huambo para o sector político e social, Guilherme Tuluca, durante a cerimónia de encerramento do X conselho consultivo alargado da direcção provincial da Saúde, aberto quinta-feira.

    Para tal, o responsável desafiou os profissionais de saúde a serem mais interactivos com os demais sectores públicos, visando a melhoria e a materialização dos cuidados primários de saúde em todas localidades para que o alcance dos ODM.

    Neste domínio, Guilherme Tuluca considerou urgente a criação de grupos de trabalhos para correcção das assimetrias, ainda, existentes no ramo da saúde, apesar dos avanços que tem verificado nos últimos tempos, assentes na construção de infra-estruturas sanitárias e aumento de recursos humanos qualificados.

    “É necessário melhorar as relações entre técnicos de saúde e profissionais de outras áreas, no sentido de minimizarmos as doenças com os recursos humanos e financeiros existentes”, disse.

    Em Setembro de 2000, os dirigentes mundiais, reunidos na cimeira do milénio, reafirmaram as suas obrigações comuns para com as pessoas mais vulneráveis, em particular as crianças, comprometendo-se, assim, a atingir um conjunto de objectivos específicos que irão guiar os seus esforços até 2015 no que diz respeito ao combate à pobreza e ao desenvolvimento sustentável dos respectivos países.

    Trata-se da erradicação da pobreza extrema e da fome, alcançar o ensino primário universal, promover a igualdade de género e a autonomia da mulher, reduzir a mortalidade de crianças, melhorar a saúde materna, combater o Vih/Sida, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e criar uma parceria global para o desenvolvimento. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema