Segunda-feira, Julho 22, 2024
32.8 C
Lisboa
More

    Hospital moderno no Moxico

    O Hospital Provincial do Moxico vai ser reabilitado nos próximos dias, garantiu ontem, no Luena, o director do Gabinete de Planeamento do governo local, Daniel António, durante a visita que o Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, efectuou àquela unidade hospitalar.
    Segundo Daniel António, as obras devem durar 18 meses (terminam em Janeiro de 2013) e vão custar 53,73 milhões de euros.
    A reabilitação inclui o alargamento do empreendimento (existente desde o tempo colonial), o que vai permitir aumentar a capacidade de camas de 171 para 250, o seu apetrechamento e formação de pessoal. Está ainda prevista a criação de novos serviços, como o de imageologia, hemodiálise, 16 residências para o pessoal, anfiteatro, biblioteca, laboratório moderno e serviços de apoio.
    O director clínico Bento Calala mostrou-se satisfeito com a notícia da reabilitação do hospital, pelo que isso significa de melhorias no atendimento aos pacientes.
    O Vice-Presidente da República chegou às 11 horas da manhã de ontem à província do Moxico para uma visita de trabalho de dois dias, tendo rumado momentos depois para a sede do governo da província, onde manteve um encontro com os seus membros.
    O Hospital Provincial do Moxico foi o primeiro local a ser visitado por Fernando Dias dos Santos, seguido do Centro Regional de Reabilitação Física, a Maternidade Provincial e as obras do Monumento 4 de Abril, erigido em homenagem à paz. Erguido num largo da cidade do Luena, é uma estrutura feita à base de betão, encontrando-se no topo da mesma uma pomba, simbolizando da paz. As obras do espaço envolvente estão quase concluídas, compreendendo zonas de lazer com um vasto jardim.

    Instituto superior politécnico

    Ainda ontem, no período da tarde, o Vice-Presidente da República visitou escolas do ensino primário e secundário e procedeu à inauguração da Escola Superior Politécnica do Moxico, que passa para a dependência da Reitoria da Universidade José Eduardo dos Santos. A funcionar há dois anos, ministra os cursos de Ciências da Educação, de Computação e Enfermagem. Tem matriculados 945 estudantes (no 1.º e 2.º anos) e conta com 53 professores, dos quais 42 de nacionalidade cubana.
    O programa de ontem foi encerrado com um jantar oficial, antecedido de um encontro entre o Vice-Presidente da República e as autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas e antigos combatentes, no salão nobre do governo provincial.
    Para hoje, as atenções estão viradas para a inauguração da Casa e do Bairro Social da Juventude e para a visita a um lar da terceira idade, ao Instituto Médio de Administração e Gestão, e ao Centro de Formação Feminina Integral. Acompanham o Vice-Presidente da República na sua deslocação ao Moxico os ministros da Educação, Ensino Superior e Ciência e Tecnologias, Saúde, Reinserção Social, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump diz que Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Biden

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema