Oito casos positivos de HIV/Sida são diagnosticados diariamente nas consultas externas no Hospital Geral de Luanda (HGL), informou ontem a responsável do programa contra a doença daquela unidade sanitária, que se mostrou preocupada face ao número de pessoas infectadas, escreve o JA.
Deolinda José lembrou que, de Janeiro a Maio deste ano, foram efectuadas 4020 testes de HIV/Sida, tendo resultado em 239 casos positivos diagnosticados em crianças dos cinco aos 14 anos e os restantes na faixa etária dos 15 aos 55 anos.
A responsável esclareceu que, neste período, 51 gestantes seropositivas estão controladas pela instituição e recebem assistência médica com anti-retrovirais e consultas pré-natais. Informou ainda terem sido detectados 10 casos de crianças seropositivas, cujas mães foram submetidas ao corte de transmissão.
Além dos testes, o Hospital Geral de Luanda tem realizado palestras sobre o impacto da doença, as formas de transmissão, prevenção e uso correcto do preservativo, assim como o combate ao estigma.
Desde a implementação em 2009 do programa de HIV/Sida, a unidade sanitária tem acompanhado 2873 seropositivos, 241 dos quais são crianças menores de 14 anos.
A chefe do programa do VIH/Sida garantiu, por outro lado, a existência de medicamentos, como anti-retrovirais e outros meios, principalmente para as gestantes, tendo em conta a quimioprofilaxia durante a gravidez. O hospital dispõe também nevirapina e AZT (zidovudina), drogas indispensáveis para os primeiros 12 meses após o nascimento do bebé.
Direcção refuta acusações
A direcção do Hospital Geral de Luanda (HGL) desdramatizou informações postas a circular nas redes sociais, segundo as quais a instituição não realiza análises laboratoriais e que os médicos em serviço encaminham os pacientes a um suposto laboratório.
Com base na denúncia, que surpreendeu a todos, a direcção do HGL considera falsa e caluniosa, alegando que hospital só atende pacientes com análises feitas no referido laboratório e mediante apresentação do comprovativo de pagamento.
O hospital dispõe de laboratórios de análises clínicas altamente equipados com tecnologia de ponta, daí não haver razões de os pacientes e seus acompanhantes recorrerem a outros laboratórios de análises espalhados na cidade.
Marcela Casimiro, responsável do laboratório de análises clínicas do Hospital Geral de Luanda, garantiu que, diariamente, a instituição realiza entre 700 e 800 exames laboratoriais. A bioquímica e hemograma são os exames mais solicitados. O laboratório efectua 300 exames de gota espessa e 180 de hemograma.