O Hospital de Catabola, município do Longonjo, a 94 quilómetros a sul da cidade do Huambo, conta desde quarta-feira, com um laboratório de análises clínicas instalado e apetrechado, visando a melhoria de atendimento dos pacientes da circunscrição.
Enquadrado no programa de cuidados primários de saúde da Administração Municípal do Longonjo, o laboratório orçou dos cofres do Estado cinco milhões e vai permitir que os pacientes deixem de percorrer longas distâncias para procederem as análises clínicas diversas.
O laboratório, cujas obras foram executadas pela empresa Titans-Assistência Técnica e Construção Civil. Está equipado com aparelhos para fazer a colheita de amostras e de análises.
A administradora municipal do Longonjo, Beatriz Tutuvala Felipe, que procedeu ao corte da fita, disse que a acção demonstra mais uma vez a preocupação do Executivo na solução dos problemas do povo, bem como recomendou aos moradores a cuidarem o empreendimento de formas a ter mais durabilidade.
Os técnicos de saúde da unidade hospitalar, numa mensagem apresentada, agradecem o gesto da administração municipal e comprometem-se a cuidar do património em benefício do povo, melhorando a prestação de serviços.
Este é o segundo laboratório de análises clínicas que a administração do município do Longonjo instala nos hospitais comunais. O primeiro entrou em funcionamento segunda-feira última na comuna do Lépi.
Fonte: Angop