Segunda-feira, Maio 13, 2024
16.4 C
Lisboa
More

    Hospital da Catumbela faz exames médico-legais

    Director do hospital da PN dando explicações detalhadas ao Comandante Geral Ambrósio de Lemos sobre o funcionamento da unidade

    O Hospital da Polícia Nacional na Catumbela tem capacidade para fazer exames médico-legais que permitem ajudar os agentes de investigação criminal e o Ministério Público a esclarecer casos de mortes em que se desconhecem as causas ou há dúvidas da existência de crimes, informou Jorge Crisóstomo, director daquela unidade hospitalar.
    O hospital da Polícia Nacional tem uma morgue para conservar 16 corpos, casa mortuária e uma sala de autópsias.
    “Os agentes recolhem regularmente cadáveres na via pública, principalmente no período nocturno, nos bairros suburbanos e nas bermas das estradas. É preciso esclarecer se essas mortes são naturais ou há culpados.
    No caso de estarmos perante homicídios é preciso agir para que os autores dos crimes não fiquem impunes e prontos para praticar outros” salientou Jorge Crisóstomo.
    O director do hospital fez estas declarações durante a visita do comandante geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos.
    E revelou que a direcção do hospital pretende dar seguimento às obras de ampliação e modernização que já começaram, de forma a internar mais pacientes e prestar serviços de melhor qualidade.
    As antigas infra-estruturas já não se coadunavam com as necessidades actuais.

    Um dos objectivos da visita de Ambrósio de Lemos à província de Benguela foi para verificar como decorrem as obras e acelerar o processo, para que os trabalhos sejam concluídos o mais rapidamente possível.
    O Hospital da Polícia Nacional na Catumbela tem capacidade para 45 internamentos. Recebe doentes oriundos de vários municípios e comunas da província com doenças complicadas, que carecem de cuidados especiais, maioritariamente, quadros da Polícia Nacional, familiares e outros cidadãos que preferem ser tratados naquela unidade, tendo em conta o prestígio que já conquistou pelos serviços que tem vindo a prestar na região.

    Institutos de formação

    O Instituto Médio de Ciências Policiais (IMCP) começou a ser a erguido em 2007no município da Baía Farta e já foi concluída a primeira fase. Tem seis salas com capacidade para 180 estudantes e quatro dormitórios, para albergar 56 alunos cada, um edifício onde vai funcionar a área administrativa, um posto médico, uma casa com oito quartos para professores e um refeitório.
    O director do projecto, Xia Yi Hua, informou que a segunda fase, iniciada em 2010 e que também está em fase de conclusão, inclui uma via de acesso asfaltada, arruamentos, a casa do gerador e instalações para a guarnição que protege as instalações. As aulas começam no início de 2012.
    Xia Hua informou ainda que a terceira fase do projecto inclui salas de reuniões, anfiteatro, casa do director e do médico, campos para a prática de modalidades desportivas e espaços de lazer.
    No município da Baía Farta está a ser erguida a Escola Nacional dos Bombeiros, que forma quadros oriundos de todas as regiões do país. O projecto prevê que a instituição sirva para a formação de quadros da África Austral. Ambrósio de Lemos confirmou que o instituto, actualmente a funcionar em Luanda, vai ser transferido para a Baia Farta logo que as instalações estejam concluídas.
    Na sua deslocação ao interior da província, o comandante geral da Polícia Nacional visitou a comuna do Passe, onde foi recebido pela administradora local, Joaninha Aurora António, agentes da polícia, autoridades tradicionais e população, com cânticos e danças tradicionais.
    A administradora da comuna do Passe pediu o reforço dos agentes da Polícia Nacional e que sejam dotados com mais meios de transporte. A comuna do Passe fica situada a 30 quilómetros do município do Bocoio.
    Tem oito povoações e 27 aldeias o que totaliza 35 localidades habitadas com uma população superior a 24 mil habitantes quwe se dedicam predominantemente à pecuária. A comuna beneficiou do Projecto Água para Todos, com a instalação de um sistema de distribuição. Foi construído de raiz um novo bloco administrativo que compreende a administração comunal, residência da administradora e seu adjunto e a casa protocolar. O sector da Educação foi reforçado com seis novas salas.
    A população do Passe beneficiou também de um chafariz, balneários públicos e um posto policial. Foi ainda erguida a casa para o chefe do posto, uma escola de formação de técnicos sanitários para o gado e residência para os técnicos, um jango comunitário e a reabilitação do antigo posto administrativo.

    Cubal do Lumbo

    Na comuna do Cubal do Lumbo, o comandante geral da Polícia Nacional visitou o novo bloco administrativo e o posto policial, em fase de conclusão. Esteve ainda no antigo posto policial da comuna.
    No Bocoio, Ambrósio de Lemos visitou o comando local, trocou impressões com os efectivos e informou-os das missões que devem desempenhar para que as próximas eleições decorram num clima de tranquilidade e civismo.
    “Vocês têm a missão de manter a calma e tranquilidade no município e evitar actos de vandalismo, distúrbios, e acções que perturbem a segurança e a tranquilidade das populações”, salientou.
    Deolinda Tchocondoca Valiangula, administradora municipal do Bocoio, recordou que o município é dos maiores da província, estando em primeiro lugar o Chongorói, seguindo-se a Baia
    Farta e posteriormente o Bocoio.  “Isto implica que a polícia esteja presente em todas as localidades. Nós temos 300 aldeias, 46 povoações e deparamo-nos com muitos problemas para fazer a cobertura policial do município”, revelou. “Com as novas infra-estruturas policiais vamos melhorar a segurança no município” concluiu.

    Jesus Silva | Lobito

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: Jesus Silva

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR de Angola em Genebra em “esforço” para recuperar ativos do Estado desviados por corrupção

    O Procurador-Geral da República de Angola (PGR) encontra-se em Genebra, na Suíca, para tratar com as autoridades locais a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema