Domingo, Março 3, 2024
9.8 C
Lisboa
More

    Homenagem pública marca início das exéquias de José Eduardo dos Santos

    Uma homenagem pública, com acesso livre dos cidadãos, marcou este sábado, em Luanda, o início do programa oficial das cerimónias fúnebres do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

    Num ambiente de bastante comoção e tristeza, a primeira etapa funeral, com a entrada da urna no local, foi marcada pelo momento lírico com música ao vivo e gravada.

    Urna contendo os restos mortais do Ex- Presidente de Angola, na Praça da República.
    (Pedro Parente-ANGOP)

    Familiares do antigo líder e membros da comissão interministerial marcaram presença no local do velório, onde vários cidadãos e demais membros da sociedade civil, comovidos com o infortúnio, prestaram a última homenagem a José Eduardo dos Santos, segundo Presidente da República de Angola.

    O acto fúnebre, marcado para o período da manhã de domingo, 28 (dia em que completaria 80 anos de idade), contará com a presença de 21 individualidades estrangeiras, entre Chefes de Estado e de Governo africanos e de Portugal.

    Para as exéquias do antigo Chefe de Estado angolano estão em Luanda, dentre outras entidades, José Maria Pereira Neves, Presidente de Cabo Verde, Carlos Vila Nova, Presidente de São Tomé e Príncipe, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal, Filipe Nyusi, de Moçambique, Danis Sassou Nguesso, da República do Congo, Emmerson Mnangagwa, do Zimbabwe, Umaro Sissoco Embalo, da Guiné-Bissau, e Jorge Lopes Bom Jesus, Primeiro- Ministro de São Tomé e Príncipe.

    José Eduardo dos Santos morreu aos 79 anos, no passado dia 8 de Julho, num hospital de Barcelona, onde estava internado desde 23 de Junho após uma paragem cardíaca.

    O antigo Presidente da República chegou ao cargo de Presidente da República em Setembro de 1979, na sequência da morte de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, e esteve em funções durante 38 anos (até 2017), até ser sucedido por João Lourenço.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Líder da Junta Militar do Chade anuncia candidatura depois do assassinato do líder da oposição

    O líder da Junta Militar do Chade, Mahamat Idriss Deby Itno, anunciou neste sábado, 2, a sua candidatura às...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema