24.8 C
Loanda
Segunda-feira, Outubro 7, 2024

Hezbollah confirma que o seu líder Hassan Nasrallah foi morto num ataque de Israel

PARTILHAR

O Hezbollah confirmou a morte do seu líder Hassan Nasrallah, depois de Israel ter dito que foi morto num ataque aéreo na sexta-feira. O assassinato marca uma grande escalada entre os dois, com o grupo militante já a recuperar dos ataques israelitas.

Nasrallah foi um dos fundadores do Hezbollah, formado há quatro décadas com a ajuda do Irão, e supervisionou a sua transformação numa das forças paramilitares mais poderosas do Médio Oriente.

Durante a noite, Israel lançou novos ataques no sul de Beirute, visando o que diz serem os arsenais de armas do Hezbollah.

A comunicação social estatal no Líbano afirma que houve vítimas. Uma equipa da CNN encontrou pessoas a dormir na rua.

O Líbano registou mais de 100 mil pessoas deslocadas pelo recente conflito, mas as autoridades disseram que o número real é provavelmente muito maior. Provavelmente, até meio milhão de pessoas estão deslocadas internamente, disse o ministro da Saúde do Líbano à CNN.

O Hezbollah prometeu que iria “continuar a sua luta para enfrentar o inimigo” num comunicado no sábado, após confirmar a morte do seu líder Hassan Nasrallah num ataque aéreo israelita em Beirute.

O grupo descreveu Nasrallah como um “mártir sagrado” que liderava o grupo desde 1992, dizendo que foi morto num “traiçoeiro ataque aéreo sionista nos subúrbios a sul” da capital libanesa. Israel disse na manhã de sábado que matou Nasrallah num ataque aéreo a sul de Beirute na sexta-feira.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Política externa expõe divisões no regime iraniano

Por trás do poder indiscutível do aiatolá Ali Khamenei há uma luta de facções. A liderança iraniana está longe...

Preço do petróleo dispara depois de Biden dizer que os EUA estão a discutir ataque israelita às instalações do Irão

O aumento dos preços do petróleo intensificou-se na quinta-feira depois de o presidente Biden ter sugerido que as autoridades...

Os preços do petróleo sobem face ao risco de escalada no conflito Israel e Irão

O ataque com mísseis do Irão a Israel restaurou um prémio de guerra aos mercados petrolíferos, uma vez que...

António Guterres considerado “persona non grata” e proibido de entrar em Israel

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, foi proibido de entrar em Israel devido à sua resposta ao bombardeamento do...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema