Sábado, Abril 27, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Heróis fundadores do moderno nacionalismo angolano – Rui Ramos

    Homenagem ao dirigente e fundador, em Luanda, do MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL (MLN) ANTÓNIO MARQUES MONTEIRO (Antonico), preso pela PIDE em 1959, há 61 anos, e que viveu o 4 Fevereiro na Casa da Reclusão onde, no escuro de uma cela, escreveu a sua própria defesa que leu em tribunal (ver imagens), sendo condenado em Dez1961 e desterrado para o Campo de Concentração de Chão Bom Tarrafal.

    RUI RAMOS Jornalista (Facebook)

    Ele escreveu que aceita tudo o que vem descrito nos autos em especial os actos para a obtenção da Independência Nacional, defendendo a Independência total, imediata e incondicional de Angola. “Neste momento em que o Povo Angolano vem se debatendo e morrendo pela sua libertação pode o tribunal deliberar como entender sobre mim.

    Os meus actos foram de carácter pacífico e legitimados pelo direito natural e internacional. Peço uma reunião à mesa-redonda ao Governo para decidir sobre a Independência Nacional de Angola.”

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema