Sábado, Maio 25, 2024
13 C
Lisboa
More

    “Hebo” de João Miranda lançado hoje em Luanda

    “Hebo”, romance de João Miranda, que conta o percurso de 35 anos de uma família, é apresentado hoje às 17h00, em Luanda, na União de Escritores Angolanos.
    O percurso é recheado de histórias “mais ou menos semelhantes”, cuja soma “configura a história geral da guerra civil de Angola, que está por escrever”. Numa das páginas iniciais do romance refere-se que a narrativa se reporta a situações mais ou menos conhecidas contadas por testemunhas oculares e por alguns dos actores passivos ou activos, a quem o autor rende “merecida homenagem pela manifesta abertura de espírito”.
    As personagens fazem “jus ao lapidar ensinamento de Edmund Burke, para quem os povos que não olharem para trás, para os seus antepassados, não são capazes de olhar frente, para posteridade.”
    O autor afirma que “o romance pretende contribuir para o necessário ensino aos mais jovens de hoje e dos que virão” o que é “o sublime valor do ideal da paz”. “‘Hebo’ vem enaltecer, salvaguardar e desenvolver criativamente os ricos valores culturais do povo, sem nos abstermos do energético combate à ignorância, de forma a inumarem-se as crenças anacrónicas, avessas ao desenvolvimento humano”, diz o autor.
    João Miranda nasceu em 18 de Julho de 1953, no Caxito. É licenciado em Direito e detentor de um Certificat d´Études Approfondies em Direito Diplomático. Foi jornalista e é embaixador de carreira. Em 1998 estreou-se como autor, com “Nambuangongo”, e quatro anos depois publicou “Pethelo-Kuma, o menino inteligente”.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema