Sábado, Maio 18, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Haiti já tem Conselho Presidencial, mas ainda não se sabe quem vai liderar o país

    O Conselho Presidencial que vai gerir o Haiti foi formalmente criado na madrugada de sábado, mas ainda não se conhece a sua composição. Um novo primeiro-ministro deverá ser anunciado em breve, permitindo a demissão efectiva do Governo de Ariel Henry.

    A instituição do Conselho Presidencial pode ser a última esperança para o restabelecimento da ordem no Haiti, onde a vaga de violência dura há meses, levando a que diferentes gangues tomassem conta do país. Este conselho foi formalmente constituído na noite de sábado e será constituído por nove pessoas, mas a sua composição final ainda não é conhecida.

    O Conselho Presidencial deverá ficar no poder, no máximo, até 7 de Fevereiro de 2026.

    A instabilidade política agravou-se há cerca de um mês quando o primeiro-ministro interino, Ariel Henry, se demitiu, recusando-se regressar ao país após uma visita ao Quénia. A composição deste novo Conselho Presidencial deverá ser conhecida “rapidamente” e deve ser um órgão “inclusivo”.

    A prioridade no país é a segurança. Há mais de dois meses que os gangues tomaram conta do país, atacando esquadras, prisões, o aeroporto e o porto. Com uma nova liderança política, será possível começar a estabelecer as condições para a mobilização de uma força policial internacional aprovada pela ONU.

    As eleições presidenciais no país devem ser organizadas no início de 2026, mesmo se não há eleições no país desde 2026 e o Presidente Jovenel Moise foi assassinado em 2021.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema