Domingo, Maio 26, 2024
21.7 C
Lisboa
More

    “Há razões para crer que Portugal não necessitará de segundo resgate” – Cavaco Silva

    (Lusa)
    (Lusa)

    Lisboa – O Presidente da República defendeu hoje que “há razões para crer que Portugal não necessitará de um segundo resgate”, admitindo, no entanto, que um “programa cautelar é uma realidade diferente”.

    “Há razões para crer que Portugal não necessitará de um segundo resgate. Um programa cautelar é uma realidade diferente. Temos razões para contar com o apoio dos nossos parceiros europeus no acesso aos mercados financeiros”, defendeu o Presidente da República na habitual mensagem de Ano Novo.

    Cavaco Silva destacou que em maio chega ao fim o Programa de Assistência Financeira e que o acesso aos mercados de financiamento externo, “a taxas de juro razoáveis, exige que a conclusão do programa seja feita com sucesso”.

    “Este é um objetivo fulcral, que tem no Orçamento de Estado para 2014 um instrumento da maior relevância”, disse.

    Para Cavaco Silva, um segundo resgate “significaria a continuação da política de austeridade e a deterioração da credibilidade e da imagem de Portugal” e haveria um risco elevado de o país regredir para uma “situação mais gravosa”.

    Considerando que um programa cautelar seria “uma realidade diferente”, Cavaco Silva defendeu que se exige de todos os agentes políticos, económicos e sociais “máxima ponderação e bom senso, um sentido patriótico de responsabilidade”.

    “A todos, estejam no governo ou na oposição, impõe-se estar à altura do momento crucial que vivemos”, exigiu o Presidente da República.

    Cavaco Silva advertiu ainda que “é uma ilusão pensar” que após o fim do programa de assistência todos os problemas “ficarão resolvidos” e que se poderá “regressar a um período de despesismo e endividamento descontrolado”.

    “Por isso, é essencial que estejamos bem conscientes das regras de disciplina orçamental e de supervisão das políticas económicas a que Portugal, tal como todos os outros países da Zona Euro, estão sujeitos”, defendeu. (noticiasaominuto.com / Lusa)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Anora de Sean Baker vence Palma de Ouro em Cannes. Miguel Gomes recebe Melhor Realização com Grand Tour

    O realizador norte-americano recebeu o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes pelo qual "trabalhou toda...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema