Quarta-feira, Julho 17, 2024
26.5 C
Lisboa
More

    Guiné-Equatorial: Presidente José Eduardo dos Santos chegou a Malabo

    (ANGOP)
    (ANGOP)
    O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, chegou ao meio da tarde de hoje, sexta-feira, a Malabo, Guiné-Equatorial, onde vai participar, neste sábado na 3ª Cimeira Ordinária dos chefes de Estado e Governos da
    Comissão do Golfo da Guiné.

    A sua chegada no aeroporto de Malabo, o Chefe de Estado angolano que se faz acompanhar da primeira-dama da República, Ana Paula dos Santos, recebeu cumprimentos de boas vindas do seu homólogo da Guiné-Equatorial, Teodoro Obiang Nguema.

    Neste encontro, a agenda de trabalhos dos estadistas da região do Golfo da Guiné ou seus representantes prevê analisar e adoptar o relatório das actividades do secretariado executivo de 2009-2013, o relatório do presidente em exercício, o mecanismo de defesa e segurança do Golfo da Guiné.

    O estado das contribuições e dos atrasados dos estados membros, o protocolo adicional do tratado instruindo a Comissão do Golfo da Guiné relativo ao mecanismo apropriado, bem como a determinação dos aspectos para privilegiar os objectivos da comissão são aspectos em abordagem.

    Questões ligadas à reestruturação do secretariado executivo e revisão dos textos orgânicos, a designação dos mandatos dos membros do secretariado executivo, a autenticação dos textos e adopção das resoluções, bem como o regulamento interno da conferência dos chefes de Estados e Governo são, dentre outros, assuntos agendados.

    Neste encontro de cúpula dos chefes de Estado e de Governo, o Presidente José Eduardo dos Santos, na qualidade de presidente em exercício da Comissão do Golfo da Guiné, passará o testemunho ao líder equartoguinense, Teodora Obiang Nguema, para conduzir os destinos da organização.

    A consolidação da paz e segurança nesta região é um dos objectivos dos lideres da Comissão do Golfo da Guiné, almejando promover a cooperação e não agressão entre os Estados, a defesa comum e coexistência pacífica.

    Questões que também preocupam os líderes da Comissão do Golfo da Guiné prendem-se com a insegurança marítima provocada pela pirataria, roubo à mão armada e outros actos ilícitos praticados no mar.

    A Comissão do Golfo da Guiné, estabelecida em 1999, é integrada por Angola, Congo Democrático, República do Congo, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Gabão, Camarões, e Guiné Equatorial.

    (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    FMI: Crescimento global estável em meio à desinflação mais lenta e à crescente fragmentação geoeconómica

    O FMI publicou na terça-feira a revisão das suas projeções sobre a economia mundial. O Fundo Monetário Internacional alertou que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema