Segunda-feira, Julho 15, 2024
19.6 C
Lisboa
More

    Guiné-Bissau: Presidenciais são em Março

    O Chefe de Estado interino da Guiné-Bissau marcou as eleições antecipadas, decorrentes da morte, no dia 9, em França, do Presidente Malam Bacai Sanha, para 18 de Março.
    Raimundo Pereira disse, num discurso à nação, ter tomado a decisão depois de ouvir os partidos políticos, o governo e a Comissão Nacional de Eleições (CNE).
    A Constituição da Guiné-Bissau estabelece que, em caso de morte do Chefe de Estado, “o novo Presidente é eleito no prazo de 60 dias”.
    Mas várias personalidades colocaram dúvidas sobre a data do início da contagem daquele tempo e houve quem lembrasse que na morte de “Nino Vieira”, em 2009, o prazo não foi cumprido.
    “Estando convencido de estar a interpretar fiel e correctamente a letra e o espírito do nº 3 do artigo 71º da Constituição e os amplos consensos alcançados nas consultas que efectuei decidi marcar as eleições presidenciais antecipadas de 2012 para o dia 18 de Março”, afirmou o Chefe de Estado interino.
    O Presidente Raimundo Pereira recomendou ao governo e à CNE que “redobrem esforços” para a data agora marcada ser cumprida e à comunidade internacional que agilize os principais apoios, com o mesmo objectivo. O Chefe de Estado  interinoda Guiné-Bissau declarou contar com o civismo do povo, como aconteceu nas eleições passadas, e pediu-lhe que confie nas instituições do país, nos princípios e valores do Estado de Direito Democrático, em nome da paz, da justiça e da unidade nacional. A Guiné-Bissau ainda não se refez do susto e da grande comoção que tomou conta da vida da nação, mas os seus dirigentes mostram-se preparados para dar passos firmes e precisos no âmbito da Constituição para restabelecer os preceitos democráticos que encaminham o país rumo a estabilidade e crescimento.

    Fonte: Jornal de Angola
    Fotografia: AFP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema