Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
10.3 C
Lisboa
More

    Guiné-Bissau: CEDEAO ameaça sancionar políticos que dificultam entendimento

    O chefe da diplomacia do Togo, Robert Dussey, que liderou uma missão da comunidade da África Ocidental (CEDEAO) em Bissau, admitiu quinta-feira a possibilidade de a organização sancionar políticos guineenses que estejam a dificultar consensos no país.

    Esta possibilidade foi transmitida num comunicado final de mais uma missão de mediação que a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental tentou, entre quarta e quinta-feira, junto de líderes políticos guineenses, visando acabar com a crise que afecta o país há cerca de três anos.

    Robert Dussey, que liderou a missão integrada pelo secretário-geral da presidência da Guiné-Conakry, Nabi Bangoura, disse ter constatado que, findo o prazo de 30 dias que a CEDEAO havia concedido “às autoridades da Guiné-Bissau”, desde a cimeira da organização realizada em Dezembro, na Nigéria, não se registaram progressos no cenário político do país lusófono.

    A CEDEAO deu 30 dias aos líderes guineenses para que cumpram com o Acordo de Conakry, um instrumento elaborado pela organização, com o qual se pretende, entre outros, alcançar o consenso na nomeação do primeiro-ministro.

    Por não terem sido alcançados progressos na aplicação do Acordo de Conakry, Robert Dussey afirmou que o bloco sub-regional vai iniciar “os procedimentos adequados para aplicação de sanções contra todos as pessoas que impedem a efectiva implementação do Acordo de Conakry”.

    Uma fonte da organização sub-regional disse à Lusa que os termos e os nomes das individualidades ou entidades a serem sancionadas serão analisados na reunião extraordinária da organização que terá lugar antes do final do mês ou em Lomé (Togo) ou em Addis Abeba (Etiópia)

    O chefe da diplomacia togolesa, que esteve em Bissau mandato pelo líder do seu país, Faure Gnassimbé, presidente em exercício da CEDEAO, enalteceu que a organização reitera o seu apoio ao povo da Guiné-Bissau ao mesmo tempo que insta os atores políticos a privilegiarem o diálogo para a resolução da crise. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mundial: Angola defronta Noruega na abertura da segunda fase

    As duas equipas nacionais jogaram entre si pela última vez, no passado dia 23 de Novembro no torneio das...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema