Domingo, Março 3, 2024
12.8 C
Lisboa
More

    Guerra na Ucrânia: “O resultado de um certo adormecimento da Europa”

    A quarta ronda de negociações entre a Ucrânia e a Rússia ocorreu esta quarta-feira, 16 de Março. A Rússia insiste na neutralidade da Ucrânia como Áustria ou Suécia, mas os ucranianos rejeitam a ideia. Kiev diz que a quarta alta patente do exército russo morreu em combate. Os bombardeamentos chegaram, pela primeira vez, à cidade de Zaporizhzhia.

    Este conflito “parece um mau pesado porque, no fundo, estas coisas são cíclicas. Em 1914-1918 julgou-se que não era possível e depois 1939-1945, nunca ninguém pensou que uma Guerra desse tipo seria possível na Europa e ela aconteceu”, lembra o poeta e militante socialista, Manuel Alegre.

    A capital ucraniana entrou em confinamento até amanhã de manhã. A circulação em Kiev sem permissão especial é proibida, a não ser com o objectivo de chegar aos abrigos, apontam as autoridades locais.

    “Vejo isto como uma barbaridade que está a ser feita pela Rússia contra a Ucrânia, mas vejo isto também como o resultado de um certo adormecimento da Europa e dos países do Ocidente, que não viram, com a devida atenção, aquilo que estava para vir. No fundo não acreditaram”, acrescenta.

    “Não sei se as nossas sociedades e povos estão preparados para enfrentar as consequências desta guerra e sobretudo para enfrentar as consequências de outras possíveis porque não sei se isto pára nas fronteiras da Ucrânia. Vejo também com muita admiração a bravura e a coragem do povo ucraniano”, concluiu.

    Bandeira russa retirada do Conselho Europeu
    O Conselho da Europa expulsou esta quarta-feira a Rússia do principal órgão de direitos humanos do continente devido à invasão e guerra na Ucrânia, numa acção sem precedentes, num processo iniciado por Moscovo.

    O comité da organização, composta por 47 Estados-membros, disse, em comunicado, que “a Federação Russa deixou de ser membro do Conselho da Europa a partir de hoje, passados 26 anos da adesão”.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Líder da Junta Militar do Chade anuncia candidatura depois do assassinato do líder da oposição

    O líder da Junta Militar do Chade, Mahamat Idriss Deby Itno, anunciou neste sábado, 2, a sua candidatura às...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema