Sábado, Dezembro 9, 2023
19.1 C
Lisboa
More

    Guebuza: Partido deve ser “força protagonista” dos processos sociopolíticos, num Estado de Direito “cada vez mais forte”

    O presidente da Frelimo, Armando Guebuza, defendeu ontem um Estado de Direito “cada vez mais forte, que persista na luta contra a pobreza”, elegendo o partido no poder como a “força protagonista” dos processos sociopolíticos em Moçambique.

    No encerramento do X Congresso, em Pemba, na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, Armando Guebuza apelou para a construção de um Estado de Direito que se baseie na “reafirmação da primazia de cultura de trabalho”.

    A principal reunião da Frente de Libertação de Moçambique, que se realizou sob o signo “unidade nacional”, renovou o mandato de cinco anos de Armando Guebuza na presidêncua da organização, do secretário-geral, Filipe Paúnde, escolheu os 21 membros da Comissão Política e o novo Comité Central, que integra 180 pessoas.

    Armando Guebuza considerou a eleição destes órgãos um “importante passo iniciado nas células” da Frelimo, pelo que o partido deve “partir coeso e determinado” para vencer as eleições autárquicas de 2013, provinciais e as gerais (presidenciais e legislativas) de 2014.

    “Devemos partir para estes pleitos coesos e determinados, para mais vez mais garantir vitória da Frelimo e dos seus candidatos”, para “garantir que a Frelimo continue a ser a protagonista dos processos políticos e sociais do país”, disse Armando Guebuza.

    No X Congresso da Frelimo, que começou a 23 de setembro, o partido no poder em Moçambique reafirmou a necessidade de a terra continuar a ser propriedade do Estado, não podendo ser vendida, e de a agricultura ser a base de desenvolvimento do país, “através de medidas orientadas para o aumento da quantidade e qualidade da produção e produtividade agrárias”.

    De acordo com Armando Guebuza, “a indústria será o fator galvanizador do desenvolvimento económico”, enquanto “as Forças de Defesa e Segurança continuam fundamentais como forças da unidade nacional e patriotismo, como garante da ordem, tranquilidade e segurança públicas, bem assim como instriumento de defesa da independência nacional, da soberania e integridade territorial”.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ameaças de Maduro à Guiana irritam Lula, mas Brasil tenta manter espaço de negociação

    As ameaças do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, à Guiana têm irritado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema